Correio dos Campos

Santa Casa de Ponta Grossa oferece aulas de teatro para pacientes, familiares e colaboradores

8 de maio de 2024 às 11:15
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O projeto Santa Arte propõe a utilização da arte como terapia para pessoas que permanecem longos períodos em tratamento. O projeto tem como público-alvo prioritário os pacientes oncológicos e os que realizam hemodiálise, nesses casos os pacientes e familiares têm o hospital como um segundo lar, devida a permanência constante.

Com as aulas iniciadas em agosto de 2023, foram formados dois grupos de teatro, integrados por pacientes, familiares e colaboradores da instituição. Durante as oficinas semanais de artes cênicas foram exercitados o riso, a externalização de emoções, com interpretações de diferentes papéis que potencializaram a autoestima e alegria dos alunos. As aulas estendem-se até março de 2025.

As oficinas de artes cênicas envolvem conteúdos teóricos e práticos, ministrados pela Micheli Vaz e Bruno Madalozo, da Organização Não Governamental (ONG) Doutores Palhaços SOS Alegria. Os profissionais atuam em hospitais desde 2008, possuindo uma visão da arte como terapia alternativa para diversos perfis de pacientes. A equipe conta ainda com a direção artística de Raul Figueiredo, que atua com os Doutores da Alegria, de São Paulo, desde 1995 e desenvolve ações no Hospital Albert Einsten, na capital paulista.

“Ao trazer para as atividades também os acompanhantes e profissionais da saúde, o projeto intensifica os vínculos existentes entre os grupos, proporcionando a empatia, fazendo com que os atendimentos dos profissionais da instituição permaneçam ainda mais humanizado”, comenta Marcela Mendes, responsável pelo projeto pela Santa Casa.

Neste ano as turmas iniciarão na segunda quinzena de maio, com aulas sempre nas quartas-feiras, a organização disponibilizou dois horários para atingir a todos os interessados. Das 14h às 17h ou das 17h45 às 20h45.

A Artista Formadora, Micheli Vaz, que integra a equipe de formação do elenco formado por pacientes, seus familiares e colaboradores da Santa Casa, relata que como forma de valorização e promoção da autoestima.

“Os alunos atuarão na montagem e apresentação de dois espetáculos abertos ao público, que acontecerão no Cine Teatro Ópera, em abril e dezembro de 2024. Assim, a sociedade também poderá conhecer e aplaudir a superação de cada pessoa envolvida no projeto”, disse Micheli.

O projeto Santa Arte é desenvolvido através de uma parceria entre a empresa ABC Projetos Culturais e a Santa Casa de Ponta Grossa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com patrocínio da Fancar Veículos, Supermercado Rickli, Postos Mahle, Colégio Sepam, Sirtoli Serviços médicos e médicos da Santa Casa.

As inscrições para novos alunos estão abertas e encerram dia 13 de maio e podem ser feitas pelo link.

A apresentação oriunda das aulas de teatro acontecerá em abril de 2025, no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

COMO CONTRIBUIR COM O PROJETO?

A contribuição é realizada através da destinação do Imposto de Renda. A destinação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura não concorre com outras destinações de IR realizadas pela empresa. Desta forma, empresas com lucro real para construir esse espetáculo de superação, entre em contato através do telefone (42) 99948-0085.