Correio dos Campos

Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos reabre para visitantes

Acervo diocesano pode ser visto diariamente
16 de abril de 2024 às 16:01
Peças e livros raros podem ser vistos pelos visitantes. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos, localizado no subsolo da Paróquia Sant’Ana/Catedral de Ponta Grossa, reabriu para visitação. O acervo reúne peças do tempo da fundação da primeira paróquia da cidade e itens que contam a história da criação da Diocese. Também estão em exposição documentos e objetos dos antigos bispos, como os cadernos de sermões e documentos de Dom Antônio Mazzarotto, além de um rádio que pertenceu a ele. Pela primeira vez, os visitantes terão a chance de ver alguns missais da Paróquia Sant’Ana.

Ainda podem ser vistos objetos e documentos de Dom Geraldo Pellanda, uma parte do altar da antiga catedral e vestimentas dos bispos diocesanos, que recontam a história da Igreja e do Concílio Vaticano II. Desde sua fundação, a religião católica tem sido não apenas um pilar espiritual, mas também guardiã das memórias e tradições das comunidades. O museu, agora reaberto para o público, oferece uma oportunidade única de explorar essa ligação entre fé e história, entre devoção e patrimônio cultural. Cada peça, cada artefato, conta uma história que remonta aos primórdios da cidade, a seus momentos mais significativos e às figuras que moldaram seu destino.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas. O ingresso para o museu tem o valor de R$ 5, adquiridos na secretaria paroquial da Catedral Sant’Ana. A reabertura quer proporcionar a moradores e turistas a oportunidade de visitar este acervo e conhecer mais da história da Paróquia Sant’Ana, que celebrou em 2023 seus 200 anos de fundação junto com a cidade.

Homenagem

Em um momento especial durante a Festa de Sant’Ana de 2023, celebrada no jubileu de 200 anos da Paróquia Sant’Ana, o Museu Diocesano passou a reconhecido como Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos, a mudança foi uma homenagem a padre Ivan, um notável incentivador do museu. O Conselho Pastoral Paroquial, em uma decisão unânime, reconheceu o papel fundamental de padre Ivan na preservação e divulgação da história local.

O Museu Diocesano Padre Antonio Ivan de Campos participou da exposição ‘200’, promovida pela Universidade de Ponta Grossa, por meio do Museu Campos Gerais. Esta parceria possibilitou que os visitantes do Museu Campos Gerais conhecessem um pouco do acervo do Museu Diocesano e da relação da Paróquia Sant’Ana com a cidade de Ponta Grossa.