Correio dos Campos

Prefeitura oferece testagem rápida e orientação sobre IST’s neste sábado (13)

Atendimento será oferecido das 8h às 12h no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), com oferta da testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatite B e C e gonorreia
11 de abril de 2024 às 15:36
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia neste fim de semana projeto que vai oferecer aos sábados atendimento e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

Com os atendimentos, que serão realizados a partir deste sábado (13), das 8h às 12h, será possível fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, gonorreia e tuberculose. “A ideia é oferecer às pessoas a oportunidade de fazer o teste rápido aos sábados pela manhã, fora do horário convencional, atendendo públicos que normalmente não conseguiriam chegar ao serviço para realizar a testagem rápida”, ressalta Jean Zuber, coordenador do CTA/SAE.

A iniciativa vai proporcionar também outras estratégias de prevenção, como a PEP, profilaxia pós-exposição de risco ao HIV, para pessoas que tiveram relação em menos de 72 horas e que são negativas no teste rápido, para que possam ter acesso a medicamentos que são tomados por 28 dias. Isso impede que elas venham a se infectar com o HIV. Também será possível a oferta da PrEP, a profilaxia de pré-exposição ao HIV.

Jean Zuber explica ainda que “qualquer pessoa acima de 15 anos, com testagem rápida negativa e não estando na janela diagnóstica, ou seja, uma relação de risco com menos de 30 dias e que não usam preservativo ou usam mais de uma forma de proteção, poderão realizar o PrEP”.

Os profissionais que estarão atuando no projeto fazem parte da equipe do SAE, formada por um farmacêutico, um enfermeiro, assistente social e agente administrativo. O serviço vai estar aberto com demanda espontânea, de abril até o final do ano com datas pré-determinadas que serão amplamente divulgadas pela Prefeitura.

A sede do CTA/SAE fica na Rua Comendador Miró, n° 1420, Centro – próximo da rodoviária.