Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa promove capacitação de agentes comunitários de saúde

16 de agosto de 2022 às 10:39

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa finalizou, nesta segunda-feira (15), uma ação de capacitação dos agentes comunitários que atuam nas unidades de saúde.

O curso, promovido pela Gerência de Controle e Avaliação da Fundação Municipal de Saúde, tem como objetivo fornecer aos servidores informações sobre as diretrizes regulatórias de exames e consultas utilizadas atualmente pela Fundação. Além disso, também busca reforçar a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde no processo de regulação dos procedimentos ambulatoriais que envolvem o acompanhamento da população e a atualização de informações essenciais ao sistema público de saúde do Município.

“A formação e a atualização constante das equipes que atuam na área da saúde são essenciais para que o Município ofereça um serviço cada vez melhor para a comunidade”, destaca a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi.

De acordo com o coordenador de Controle e Avaliação da Fundação Municipal de Saúde, Luciano dos Santos, o curso contou com a participação de aproximadamente 260 agentes comunitários de saúde que atuam nas unidades de saúde da cidade.

“Todo o processo que envolve o sistema de regulação dos procedimentos ambulatoriais começa, primeiramente, nos domicílios que são acompanhados pelos agentes comunitários de saúde. Eles são os responsáveis por captar as necessidades da população, realizar e atualizar os cadastros com diversas informações que são de grande importância para todo o sistema e entregar os agendamentos aos usuários do sistema de saúde municipal. Com a implantação do sistema de regulação do Município o “SISREG”, esse trabalho se tornou ainda mais importante, pois contamos com o apoio dos agentes não só na busca ativa dos pacientes para a atualização das listas de espera, mas também para ações de atualização de cadastros,cancelamento de consultas e exames em tempo hábil para reaproveitamento das vagas e o levantamento de dados que repercutem na depuração de listas de espera, o que contribui para que tornemos o sistema cada vez mais eficiente”, declara.