Edição especial do ‘Dona de mim’ marca início do Agosto Lilás
COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (1º), aconteceu a edição especial do programa ‘Dona de Mim: Empreendedorismo e o seu papel no rompimento do ciclo de violência contra a mulher’, alusivo ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “De tudo que tenho feito, o Dona de Mim é um projeto que sempre falo com muita alegria e um orgulho enorme, justamente porque todas nós precisamos e queremos ser donas de nós. Enquanto algumas mulheres têm dificuldade para isso, há outras que encontram maior facilidade. E é nosso papel estar aqui junto com as mulheres que precisam de proteção e deste suporte para poder se libertar da opressão”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt, na abertura do encontro. Ela ainda contou sobre sua trajetória pessoal e profissional até tornar-se prefeita de Ponta Grossa, e as constantes barreiras que enfrenta por ser a primeira mulher a comandar a cidade.
O encontro, que aconteceu no Auditório do Sicredi, foi realizado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, em parceria com a Fundação de Assistência Social e as secretarias municipais da Família e Desenvolvimento Social, e de Cidadania e Segurança Pública, com apoio do Sebrae e Sicredi. “Seria muito bom se não precisássemos ter este dia para lutar contra a violência que a mulher sofre diariamente. Mas, este é um mês que temos especialmente para lembrar que somos capazes e competentes”, frisou a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.
O evento teve como objetivo retratar a importância do empreendedorismo como possibilidade de romper o ciclo de violência, possibilitando o resgate da essência feminina e emancipação através da possibilidade de geração de renda, já que, em inúmeros casos de violência doméstica as mulheres não conseguem reposicionamento no mercado de trabalho, seja por ausência de qualificação, por falta de experiência ou por muito tempo fora do mercado de trabalho formal. Houve a entrega de certificados para quatro mulheres participantes do projeto.
A edição especial do projeto contou com palestra de Larissa Hack, CEO do Grupo Batom. “Estou muito feliz com a existência deste projeto em Ponta Grossa porque vai ao encontro do que eu acredito, que é o viés do empreendedorismo como ferramenta para trazer protagonismo financeiro para as mulheres. Não é solução definitiva, não é resposta para todas, mas é a base, e aqui tenho visto que tem sido feito de forma intencional”, ressaltou. De acordo com ela, para abordar o empreendedorismo é preciso considerar ainda o cenário em que a mulher vive. “Existem algumas barreiras invisíveis que a gente precisa considerar quando fala em levar educação, oportunidade empreendedora. Então, que a gente possa trazer luz e conhecimento, contribuindo com este ecossistema que consegue se articular e ajudar estas mulheres”, finaliza.