Correio dos Campos

Torneio movimenta tenistas dos Campos Gerais

Mais de 70 atletas participaram, neste fim de semana, do evento que aconteceu na Sede Campestre do Clube Princesa dos Campos
28 de julho de 2022 às 10:24
Mais de 70 atletas participaram, neste fim de semana, do evento que aconteceu na Sede Campestre do Clube Princesa dos Campos. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O fim de semana foi de desafios para mais de 70 atletas inscritos no 2º Torneio de Tênis dos Campos Gerais. A realização, da Cavali Pró Eventos, movimentou seis quadras de tênis da Sede Campestre do Clube Princesa dos Campos, o Clube Verde. O evento tem apoio da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico e foi adiado, desde o ano passado, por conta das restrições da pandemia da Covid 19. Segundo Kleber Cavali, idealizador do evento e diretor da Cavali Pró Eventos, o Torneio de Tênis superou as expectativas da organização. “É um dos eventos que tivemos que reprogramar e viabilizamos promovendo grande movimentação para a modalidade, em um torneio aberto, e a resposta que tivemos do público é muito positiva, por isso já estamos trabalhando para a realização do 3º Torneio de Tênis dos Campos Gerais, com objetivo de movimentar ainda mais os atletas dessa modalidade e ainda promover a interação dos atletas de todos os clubes e associações aqui de Ponta Grossa, que são fortes no tênis e ainda da Região dos Campos Gerais”, relata Cavali.

Um dos atletas participantes foi o juiz federal Fabrício Bittencourt da Cruz, que trouxe o filho, de 9 anos, também para competir. “É o primeiro torneio do meu filho, ele teve duas derrotas mas estava sorrindo em quadra, e o esporte não é minha profissão, m as é início e chegada, porque aqui a gente conhece pessoas, baixa a guarda, alcança uma frequência muito leve, a gente gasta energia física e repõe as energias emocionais”, define o juiz, que começou no tênis ainda durante a pandemia.

Ricardo Vilas Boas, 25 anos, começou a praticar o tênis há um ano e meio, e a dedicação aos treinos foram maior durante a pandemia. “Antes me dedicava ao futebol, e sempre adiava minha vontade de praticar e me especializar no tênis, e com a pandemia foi o esporte ideal que dentro dos protocolos era viável, e que possibilita o desenvolvimento da gente como um todo, muito além das quadras, é um esporte que exige treino e dedicação, e eventos como este torneio incentivam a prática e motivam os treinos”, detalha.

Mário José dos Santos é professor de tênis há 19 anos, em Castro, e trouxe 6 alunos para a competição. “São atletas de 8 anos até 60 anos, e é um esporte que exige treino e muita disciplina, determinação em aprender, e eventos como este realmente fazem a diferença, porque é o momento em que os atletas se conhecem, se enfrentam e saem mais motivados a cada partida”, conta.

Léo Tokutake, de 26 anos, também participou do torneio e revela que treina duas vezes por semana, e começou a se dedicar a partir do momento que a pandemia da Covid 19 inviabilizou a prática de outras modalidades. “Tinha que ser um esporte sem aglomerações, com poucas pessoas, e daí comecei no tênis e gostei, segui, aprendi muito jogando, e eventos como este são importantes para que o esporte se torne mais popular a cada momento”, define.

Pablo Borg é o pai da jovem atleta Luíza Canteri Borg, de 8 anos, que participou pela primeira vez de uma competição da modalidade. “Ela insistiu em vir ao torneio, é competitiva e está animada”, detalha o pai. E já nas primeira competições, Luíza já identificou seu o foco dos próximos treinos. “Preciso treinar saque pra conseguir sacar por cima, o esporte é muito legal e eu pretendo continuar por muito tempo”, dispara a jovem atleta.

Juliana Borges Duda, 38 anos, pratica tênis há sete meses e também competiu no Torneio de Tênis dos Campos Gerais. “O primeiro contato com o esporte veio por meio de amigos e em busca de aprimorar a saúde e a prática de esportes, e este torneio realmente fez a diferença aqui na cidade, porque são poucas as cometições nessa modalidade que está em crescimento!, enfatiza.

Renan Parize, da Meta Escola de Tênis, foi parceiro na realização do evento. “É um evento que dá o ponta pé inicial após a pandemia, e marca o retorno das atividades e das competições, e com 70 atletas inscritos o torneio fluiu dentro das expectativas, com pontualidade e além de movimentar o tênis dentro do Clube Verde, o evento motiva atletas não só de Ponta Grossa, mas de toda a região e também do Paraná”, enfatiza. Ele conta ainda que Ponta Grossa tem referência na modalidade. “Temos grandes clubes envolvidos com a modalidade, e já tivemos jogadores top 10 do Brasil e todos os anos temos formado jogadores entre os top 10 do País e o objetivo é manter Ponta Grossa como sendo referência no tênis”, finaliza.