Correio dos Campos

Prefeitura promove mutirão de coleta de exames preventivos

24 de maio de 2022 às 09:22

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa promove na próxima semana um mutirão de coleta de exames preventivos (Papanicolau) direcionado a mulheres com idade entre 25 e 64 anos. A ação acontece no sábado (28), das 8h às 17h, em cinco unidades de saúde do Município.

As mulheres interessadas devem realizar o agendamento prévio no site da Prefeitura. O cadastro abre no dia 25 de maio, às 8h, e fecha no dia 27 de maio, às 12h. As vagas são limitadas.

“Saúde é fundamental. Por isso, temos buscado fortalecer as estruturas disponíveis para a população, bem como promover atividades que privilegiam não só o atendimento em momentos de necessidade, mas também a prevenção de doenças e o acompanhamento constante das famílias. Neste sentido, o mutirão é uma grande ferramenta voltada ao público feminino e que tem um impacto muito positivo na saúde das mulheres da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a enfermeira da linha de cuidado materno infantil da Fundação Municipal de Saúde, Manon Callaça, a realização do mutirão no fim de semana tem como principal objetivo alcançar as mulheres que realizaram o último exame há mais de um ano e que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.

“A realização periódica de exames é essencial, por isso ações como essa são muito importantes para darmos continuidade ao trabalho que foi realizado com sucesso no ano de 2021, quando foram coletados mais de 3500 exames, e para que possamos avançar ainda mais no fortalecimento da saúde da mulher em Ponta Grossa”, explica.

Mutirão

O Mutirão de coleta de exames preventivos será realizado em cinco Unidades de Saúde escolhidas de maneira estratégica pela Prefeitura para que todas tenham acesso, das 8h às 17h, sendo elas: Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e Julio de Azevedo, na Vila Vilela.

Próximas ações

De acordo com a Prefeitura, o objetivo atual é de que sejam realizados mutirões como o do dia 28 de maio ao menos um sábado por mês até setembro, sendo intensificadas as atividades no decorrer do mês de outubro.

A expectativa, segundo a Fundação Municipal de Saúde, é de que sejam coletados cerca de seis mil exames preventivos até o fim do mês de outubro deste ano.