Correio dos Campos

PG participa de reunião do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS)

Evento realizado em Umuarama reuniu mais de 300 profissionais da área
12 de abril de 2022 às 09:22

COM ASSESSORIAS – Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa esteve representada na primeira reunião descentralizada de 2022, do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), em Umuarama, na região Noroeste do estado. O evento, que reuniu quase 300 profissionais da área de todo Paraná, foi organizado pelo escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) com apoio da Prefeitura de Umuarama.

De acordo com Tatyana Denise Belo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, que representou Ponta Grossa em Umuarama, o evento trouxe debates sobre o papel dos conselheiros estaduais bem como sobre o controle social no reordenamento de programas, serviços e benefícios frente à pandemia. “Além disso, trouxe discussões sobre o Programa Auxílio Brasil e o papel dos conselhos municipais nos programas de Transferência de Renda”, conta.

O Município de Ponta Grossa participou da mesa redonda sobre o Impacto da Demanda do INSS na Proteção Social Básica, levando a realidade dos atendimentos e a referência do município para a discussão do tema.

Vinya Mara Anderes Dzievieski, presidente da FASPG, explica que com a situação de pandemia, os serviços do INSS intensificaram a demanda nas unidades de CRAS, decorrente da informatização dos sistemas de atendimento. Isso fez com que os serviços da Proteção Social Básica aumentassem consideravelmente para atender a essa população que muitas vezes não tem acesso a meios digitais. “Por isso, há a necessidade de discussão do tema em âmbito estadual e federal, para que o acesso da população aos serviços seja de forma igualitária. É de extrema importância a discussão deste tema a fim de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social”, enfatiza Vinya.

Ao final do evento foi produzido um documento, intitulado “Carta de Umuarama”, com os resultados dos debates, palestras e temas eleitos a partir das discussões que sobre Política de Assistência Social no Paraná e no Brasil.