Correio dos Campos

Bispo Dom Sergio acompanha procissão do Domingo de Ramos em PG

Procissão e missas solenes abriram a programação
11 de abril de 2022 às 10:20
Dom Sergio acompanhou a procissão que veio da igreja do Rosário. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O bispo Dom Sergio Arthur Braschi, padres Antônio Ivan de Campos, pároco da Catedral/Paróquia Sant’Ana, Alexandre Antônio Nogueira, pároco da Nossa Senhora do Rosário e Mariano Venzo, também da paróquia do Rosário, além do diácono Dyego Quadros, ministros e dezenas de fiéis acompanharam ontem (10) a procissão de Ramos que saiu da igreja do Rosário e veio até a Catedral. Dom Sergio celebrou a missa solene que abriu a programação da Semana Santa na Diocese de Ponta Grossa.

“Estamos iniciando com a solene procissão e missa a semana maior do ano. Passada a fase mais forte da pandemia do Coronavírus sentimo-los felizes em encontrar em grande número de pessoas aqui na igreja-mãe, a Catedral, para celebrarmos dignamente esses dias da Paixão, morte e sepultura e Ressurreição de nosso senhor Jesus, nosso rei. Estamos também hoje com a coleta especial da Campanha da Fraternidade, encerrando este tempo de reflexão sobre a fraternidade e a educação. Minha saudação a todos os que trabalham na educação. Nós aprendemos com Jesus, pois como diz o lema da campanha, ele fala com sabedoria e ensina com amor”, ressaltou o bispo.

Dom Sergio orientou que, assim também nós devemos fazer. “Nesses tempos diferentes, tempos em que a formação de uma criança, como diz o provérbio africano, necessita de ‘toda uma aldeia’. Não é apenas a escola que educa, mas a família, o ambiente e, hoje em dia, são muitos os meios para que a pessoa realmente possa desenvolver os seus dons”, acrescentou.

Sobre o Evangelho da Paixão, o bispo lembrou ter sido proclamada a forma mais breve. “A forma mais completa começa antes, durante a ceia e ali nós vemos os apóstolos discutindo entre si quem seria o que iria entregar Jesus. Eles estavam perplexos diante das palavras do mestre. E estavam discutindo entre eles quem deles era o maior. Então Jesus disse: aí, no mundo, as pessoas pisam nos outros, mas entre vós não deve ser assim. Entre vós aquele que quiser maior faça-se servidor. Vamos nós nesse contexto da Campanha da Fraternidade acompanhar Jesus em toda essa semana, que o povo brasileiro chama tão sabiamente de semana maior”, enfatizou Dom Sergio.

“Eu os convido a celebrar presencialmente essa semana. Nos anos passados, estávamos em um pequenino número de pessoas, os que estavam servindo e os responsáveis pela transmissão. Este ano, com os devidos cuidados, também eu celebro com vocês. Continuemos para que a saúde prevaleça e a educação cresça, pois Jesus falou com sabedoria e com amor”, repetiu, referindo-se a liberdade de usar ou não a máscara e o respeito que cada um precisa ter consigo mesmo e com o irmão.