Correio dos Campos

Vereadores de Cascavel (PR) visitam programas da Prefeitura de PG

Parlamentares planejam propor iniciativas como Sacolão e Mercado da Família e Feira Verde na cidade do sudoeste do Estado
29 de março de 2022 às 14:16

COM ASSESSORIAS – Os programas da Prefeitura de Ponta Grossa que já são referência na região dos Campos Gerais também podem servir de modelo para o município de Cascavel. O presidente da Câmara Municipal, Alécio Espínola, acompanhado dos vereadores Cidão da Telepar, Lauri Silva e Vilmar Melo conheceram políticas públicas ponta-grossenses para propor a implantação na cidade do sudoeste do Paraná. Em visita realizada na última semana, eles conheceram o Sacolão da Família, realizado pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), com também, as iniciativas Feira Verde e Mercado da Família, executadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira o Sacolão da Família propicia o acesso a produtos hortifrutigranjeiros de qualidade com um preço bem abaixo do convencional e boa qualidade. “O objetivo é garantir uma alimentação saudável para a população, de forma que fique de fácil acesso para os munícipes”, relata Vinya que explica que o Programa acontece diariamente no Terminal Central.

Já o secretário Bruno Costa destacou para a comitiva os programas Feira Verde e Mercado da Família. “Em ambos os casos, combatemos a insegurança alimentar das famílias oferecendo no Mercado da Família, produtos até 30% mais baratos que os mercados convencionais, como também no Feira Verde, em que os alimentos de qualidade, vale-transporte e até recarga de gás de cozinha são trocados por materiais recicláveis”, explica.

O presidente da Câmara de Cascavel comentou que achou maravilhoso o projeto Sacolão, pela comodidade das pessoas terem acesso a alimentos saudáveis enquanto transitam entre os terminais de transporte coletivo, sem contar com o valor mais atrativo dos produtos para as pessoas menos favorecidas financeiramente. “Quanto ao Feira Verde, além do aspecto social, a iniciativa conta com uma grande relevância ambiental, pois cumpre um importante papel social com pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, possibilitando ter sempre alimento na mesa, como também auxilia em questões ambientais pela coleta de resíduos”, finaliza Espínola.