Correio dos Campos

Com queda de casos, Prefeitura de PG finaliza serviços no Centro de Atendimento

Foram mais de 40 profissionais envolvidos e mais de 6.700 consultas médicas, além de 14 mil exames realizados no Ginásio Oscar Pereira, garantindo o acesso da população com suspeita de Covid-19 ao tratamento adequado
9 de março de 2022 às 18:16

COM ASSESSORIAS – Com a queda no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas, a Fundação Municipal de Saúde confirma que o Centro de Atendimento de Sintomas Respiratórios, no Ginásio Oscar Pereira, encerrará as atividades nesta sexta-feira, dia 11, ao meio-dia.

Aberto no dia 24 de janeiro, o local realizou, até o dia 8 de março, 6.713 consultas médicas em um total de 31 dias úteis – média de 217/dia. Também foram realizados 14.075 Testes Rápidos para Covid-19 (média de 454/dia), sendo que 5.575 com resultado positivo – equivalente a 39,61%. Com o passar dos dias, houve uma significativa redução dos casos positivos e da demanda de sintomáticos. No dia 8, por exemplo, foram 155 exames realizados e apenas 13,19% positivados, contra a média de 620 exames diários (47% positivados) nas primeiras duas semanas de atendimento.

Esta porta de atendimento teve como objetivo receber exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves, com o principal papel de acolher, testar, medicar e isolar, desafogando os demais pontos de atendimento e colaborando para evitar a dispersão do vírus. Neste local, também foi possível realizar as coletas dos testes rápidos para os contatos de casos positivos.

Com o encerramento do Centro de Atendimento, as pessoas com sintomas respiratórios leves (dor de garganta, febre, tosse, coriza, etc.) devem procurar a sua Unidade de Saúde de Referência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h para atendimento. Os casos moderados e graves (dificuldade para respirar, dor ao respirar, febre persistente, etc.) são atendidos nas UPAs do município.