Correio dos Campos

AMPG realiza live sobre cuidados integrados com corpo, mente e espírito para promoção da saúde

O bate-papo abordará Medicina Integrativa e será transmitido no Instagram da Associação e dos médicos participantes nesta terça-feira (25)
24 de janeiro de 2022 às 14:31
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) promove, nesta terça-feira (25), a partir das 20h, um bate-papo on-line sobre Medicina Integrativa com os médicos Acylina Barros e Alexandre Acuña.

O intuito da live é debater como os cuidados integrados com o corpo, mente e espírito podem atuar na promoção da saúde e do bem-estar do paciente. O diálogo será transmitido ao vivo nas contas de Instagram da AMPG e dos profissionais participantes.

O assunto abordado no bate-papo de terça-feira pertence às áreas de atuação dos dois médicos. Acylina Barros, por exemplo, já foi internship em Medicina Integrativa no Jackson Memorial Hospital, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Hoje, a profissional atua como médica, palestrante e coach em Saúde Integrativa em vários lugares ao redor do mundo. Já Alexandre Acuña é endocrinologista e metabologista. Com diversos estudos na área da Medicina Integrativa, Alexandre coloca em prática em seus atendimentos os conhecimentos adquiridos nessa linha de atuação.

A Medicina Integrativa é uma abordagem médica que busca proporcionar ao ser humano as condições necessárias para a harmonização celular, resolvendo a origem dos problemas de saúde. Um dos diferenciais é na condução de casos crônicos.

A Medicina Convencional, na maioria das vezes, visa o alívio dos sintomas, já a Integrativa enxerga o paciente como um todo, levando em consideração o corpo, a mente e o espírito. A premissa da Integrativa é de que os sintomas que o paciente apresenta são a maneira que o corpo tem de comunicar que algo está errado e que o organismo não sabe mais lidar mais com a agressão.

A abordagem é cada vez mais utilizada por médicos e é por esse motivo que no dia 23 de janeiro comemorou-se o Dia Internacional da Medicina Integrativa. De acordo com o presidente da AMPG, Francisco Barros, o objetivo de trazer a temática para a live é possibilitar que o público entenda a importância de aliar os cuidados com o corpo e a mente, assim como a ciência e a espiritualidade para o bem-estar do ser humano.

“A Saúde Integrativa enxerga o ser humano como um todo e, por isso, auxilia no restabelecimento da harmonia e do equilíbrio em cada paciente, que é vista como sinônimo de qualidade de vida. Essa abordagem médica não exclui a Medicina Convencional, mas a une a outras práticas complementares, ampliando o leque de opções terapêuticas. Por conta de sua importância, decidimos enfatizar o tema no nosso bate-papo. Queremos que o público entenda como a Medicina Integrativa pode ser aplicada no dia a dia”, ressalta Barros.

Promover bate-papos nas redes sociais é uma nova iniciativa da AMPG, com o objetivo de disseminar informações sobre temáticas de interesse público e proporcionar conhecimento à população, de forma acessível e gratuita.

As pessoas interessadas em acompanhar a live podem acessar o Instagram da AMPG pela @associacaomedicadepg, ou dos médicos Alexandre Acuña pelo @alexandreacuna e Acylina Barros pelo @acylinabarros.md.. Outros médicos interessados em participar de futuros bate-papos também podem entrar em contato com a Associação pelo telefone 3224-2261.