Correio dos Campos

Prefeitura implementa ‘gripário’ para centralizar atendimentos respiratórios

Centralização dos atendimentos é estratégia adotada para enfrentamento do aumento de casos de gripe e covid-19 nos últimos dias
21 de janeiro de 2022 às 17:20

COM ASSESSORIAS – A partir da próxima segunda-feira (24), Ponta Grossa contará com um espaço temporário exclusivo para centralizar os atendimentos de casos respiratórios e sintomas gripais leves, ampliando o acesso para este tipo de atendimento no município. O ‘gripário’ ficará instalado por até 60 dias na estrutura do Ginásio Oscar Pereira, realizando acolhimento, testagem, medicação e recomendação de isolamento dos casos suspeitos e confirmados, desafogando os demais pontos de atendimento.

“A Fundação Municipal de Saúde identificou um aumento exponencial da procura de pacientes com sintomas respiratórios aos serviços de saúde do município, assim como vem ocorrendo no cenário nacional, tanto na rede pública quanto privada. Por isso, vamos concentrar pessoal médico na linha de frente para combater o avanço da Covid-19 em nossa cidade em uma estrutura exclusiva. Vamos deslocar pessoal e equipamentos de algumas unidades de saúde para organizar esta estrutura, mas a população seguirá com atendimento e atividades das Estratégias de Saúde da Família em outra UBS de referência, de forma temporária, apenas durante o período de concentração deste atendimento no gripário”, conta a prefeita, Elizabeth Schmidt.

O gripário montado no Ginásio Oscar Pereira funcionará de segunda à sexta, das 8h às 17h, com objetivo de receber exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves, desafogando os demais pontos de atendimento. Haverá também coleta de testes rápidos para contatos de casos positivos. O atendimento deste serviço inicia na segunda (24), às 12h, funcionando das 8h às 17h nos demais dias.

“O objetivo é atender pacientes com sintomas leves, mas que necessitam de testagem e isolamento, demandando atendimento das equipes de saúde, que têm ainda todas as outras demandas já reprimidas por conta do cenário vivenciado em 2020 e 2021, sobrecarregando esses serviços. Com a alta taxa de contaminação, observa-se também um aumento gradativo dos casos intermediários e graves. Quanto mais acolhermos, testarmos, medicarmos e isolarmos nos sintomas leves, reduzimos a demanda também nas UPAs, porta para os casos moderados e graves”, detalha o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Reorganização

Em decorrência da necessidade de realocação de equipes para atendimento no gripário e o número de profissionais de saúde afastados, algumas Unidades de Saúde terão suas atividades paralisadas temporariamente. Nessas unidades, agentes comunitários ou de endemias permanecerão o dia todo para orientar a população que procurar o serviço.

“As unidades de saúde que permanecerem abertas, atenderão, prioritariamente e sem distinção de microáreas, as gestantes (independente do risco), as puericulturas de alto risco, renovação de receitas controladas, renovação de receita de Hiperdia e acolhimentos conforme protocolo, além dos pacientes com sintomas respiratórios da sua área de abrangência e na referenciada à sua UBS que procurarem o serviço”, explica Manjabosco.

Atendimentos essenciais como curativos, administração e dispensação de contraceptivos e outros medicamentos, dispensação de materiais de autocuidado/fraldas, vacinas e comunicação do agendamento de consultas especializadas serão mantidos. Os demais atendimentos eletivos, coleta de exames de não gestantes, grupos de atendimentos e coleta de preventivo poderão ser cancelados, caso seja necessário para dar conta das demandas prioritárias elencadas acima.

As receitas de Hiperdia terão sua validade prorrogada por 60 dias, porém é necessário que o paciente tenha a sua via da receita em mãos, na qual será registrada a dispensação no verso. Casos moderados e graves que necessitem de observação/oxigenoterapia/internamento poderão ser encaminhados às UPAs via SAMU.