Correio dos Campos

Ponta Grossa volta a obrigar uso de máscaras em ambientes abertos após um mês da liberação

Proteção em locais abertos tinha sido liberada por decreto no início de novembro; prefeitura não explicou motivo do recuo
6 de dezembro de 2021 às 09:56
(foto ilustrativa)

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, voltou a obrigar o uso de máscaras em ambientes abertos após um mês da liberação. O decreto revogando a medida anterior foi publicado na sexta-feira (3).

Procurada, a prefeitura não explicou os motivos para o recuo em relação à medida. No Paraná, uma lei estadual obriga o suo de máscaras em todos os ambientes públicos com previsão de multa para quem não cumprir a norma.

O texto anterior havia tornado o item opcional, “a critério [da população] e condição sanitária”. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) afirmou que a medida não tinha validade pois “sempre vale a medida mais restritiva, neste caso, o decreto estadual, além do uso ser obrigatório por lei no Paraná”.

O decreto estadual define como obrigatório o uso de máscara em todos os locais públicos, abertos ou fechados.

A secretaria também afirmou que “não é o momento” para tal medida e que o Paraná não revogou a obrigatoriedade porque, apesar de bons índices de vacinação, “a pandemia não acabou”.

Números da Covid

O boletim da sexta informou que o município registra 55.201 casos do novo coronavírus e 1.438 mortes causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Na sexta, foram seis novos casos.

Há um mês, quando o uso de máscaras foi flexibilizado, a cidade tinha 54.471 diagnósticos e 1.373 óbitos pela doença.

Fonte: G1