Correio dos Campos

Cerveja ponta-grossense é a terceira melhor do mundo

17 de novembro de 2021 às 14:32

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa tem uma longa e histórica tradição na produção de cervejas, e vem se consolidando como um importante polo cervejeiro do país, com a instalação de grandes fábricas, mas também com a profusão de produtores artesanais que ganham cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional.

É o caso da Steudel Cervejas Especiais, que ganhou o terceiro lugar e levou o prêmio bronze com a cerveja American Amber Ale Red Hair – a ruiva, como é chamada intimamente, no The International Beer Challenge 2021 (IBC), um evento anual que ocorre na Inglaterra e tem por objetivo, promover cervejas de todo o mundo.

Em uma avaliação onde houve 4.000 cervejas e mais de 80 países participantes, a cervejaria ganhou como melhor degustação da categoria ‘Ale’, uma das mais concorridas e almejadas da competição.

“Esta medalha só reforça o nosso compromisso com a qualidade de fazermos realmente uma cerveja especial. Foi uma surpresa, pois enviamos apenas um rótulo sem a menor pretensão e fomos premiados. É muito satisfatório saber que estamos no caminho certo. A nossa cerveja é de uma qualidade ímpar, nenhuma cervejaria na região faz o que a gente faz, desde o cuidado com a matéria prima, somente importada, e o processo de limpeza dos nossos tanques e linha de brasagem. Esta medalha nos coloca em evidência e entre os melhores do mundo”, comenta Rodrigo Laureano, sócio da Steudel, ao lado de Jackson Steudel.

Embora a Steudel já esteja em cenário nacional, o foco dos sócios é fortalecer a marca com atacado na região dos Campos Gerais, abrangendo Curitiba, Sul e Sudeste e, para que isso aconteça está trabalhando junto à Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) através do projeto ”Beba Local” e também do ”Made in PG”.

Para o Diretor de Turismo da ACIPG, Daniel Wagner, a premiação internacional reforça a relevância de Ponta Grossa dentro do cenário cervejeiro no país, e contribui para a visibilidade da cidade e a atração de visitantes para o município. “Eu diria que uma premiação dessa projeta positivamente o nome da nossa cidade e gera interesse de visitantes que venham de fora, inclusive para visitar a cervejaria, produtora desse rótulo vencedor. O que promove a atração de fora e ajuda no desenvolvimento turístico da cidade, porque são pessoas que vem gastar em Ponta Grossa, vem consumir aqui, vem frequentar a cidade. A gente sempre fala dos quatro verbos: “comer, dormir, comprar e visitar”, então vem bem ao encontro do que a gente procura, fatores que chamem a atenção para a nossa cidade e que positivamente tragam pessoas para cá”, afirma o diretor.

Recentemente, outra cervejaria de Ponta Grossa foi destaque no cenário nacional, com a Brauerei Schultz tendo a sua “Lager” premiada como Ouro na categoria Lager Styles/North American Origin Lages Styles/American-Style Lager no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC), onde mais de 460 cervejarias participaram.