Correio dos Campos

Aliel intermedia inclusão da UEPG no Plano de Manejo da Escarpa Devoniana

26 de outubro de 2021 às 18:28

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), acompanhados do ex-deputado Péricles de Mello e do professor do departamento de solos do curso de Agronomia, Carlos Hugo, participaram nesta terça-feira, 26, de uma reunião com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes. A agenda teve a participação ainda, de maneira virtual, do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.

O objetivo do encontro, intermediado pelo parlamentar ponta-grossense, foi para reivindicar ao secretário a possibilidade de participação da UEPG na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção da Escarpa Devoniana e do Parque Estadual do Monge. Há atualmente um processo de licitação aberto pelo Governo do Estado para a contratação de uma empresa para realizar o trabalho. Mas, de acordo com as lideranças presentes na reunião, a universidade detém o conhecimento necessário para a realização do Plano, que poderá ser feito através de convênio.

O plano de manejo é um instrumento importante para definir de que forma podem ser utilizadas sustentavelmente as regiões que são protegidas e que são patrimônios naturais. A proposta contempla o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional sustentável e possui nos seus quadros técnicos pesquisadores com a formação qualificada.

Segundo o reitor, a UEPG tem todas as condições, tanto técnicas quanto jurídicas, para executar os serviços de consultoria para a revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Monge e da APA da Escarpa Devoniana. “Colocamos nossa expertise à disposição do Instituto Água e Terra (IAT), que já é um parceiro nosso em outras ações, para fazer com agilidade, qualidade e segurança jurídica este Plano de Manejo, que é fundamental para todos que estão nestas áreas”, afirma Sanches Neto.

Para o deputado Aliel, a UEPG é a mais habilitada a fazer o plano, pois possui os maiores especialistas em Escarpa Devoniana da região. “A UEPG representa toda a comunidade dos Campos Gerais. Assim ela acaba desempenhando também o seu papel de contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, pois está presente em grande parte dos municípios dos Campos Gerais”, defende o deputado.

De acordo com o reitor, a mobilização das lideranças é fundamental. “A UEPG agradece a intervenção do deputado Aliel Machado e o apoio do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bonna, que também avalizou essa proposição da UEPG de fazer esse plano de manejo pra essas duas áreas”, lembra Sanches Neto.