Correio dos Campos

Alunos do projeto Música para Todos se apresentam na Semana da Criança

13 de outubro de 2021 às 18:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Crianças e adolescentes do projeto Música para Todos se apresentaram no Centro de Música, durante a Semana da Criança e do Adolescentes no Judiciário. Foi o primeiro evento em que o grupo participou presencialmente desde o início da pandemia. O projeto que é coordenado pelo músico Ricardo Corrêa em parceria com a Vara da Infância e Juventude é realizado através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) e com o patrocínio da Belgotex do Brasil.

Criado em 2016, o Música para Todos oferece aulas de música instrumental a crianças e adolescentes em medida protetiva, em medida socioeducativa ou em situação de risco social, atendidos pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa. O projeto atende turmas com crianças e adolescentes de quatro instituições da cidade: Instituto João XXIII, Associação Promoção à Menina (APAM), Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (Cense) e Ministério Melhor Viver.

Karolina Oleniski Basso participa desde o início e diz ser comovente servir de exemplo para os atuais alunos. “Eu fui para o Instituto João XXIII e lá eu conheci este projeto.. Recebi um convite através de uma assistente social para poder começar a cantar aqui e aceitei”. Mesmo sendo ex-aluna da instituição e do Música para Todos, Basso ainda se envolve nas atividades sempre que é convidada: “É nostálgico!”.

Teclado, flautas, violão, guitarra, saxofone, bateria e contrabaixo são os instrumentos ensinados nas aulas. Durante a visita, os instrutores explicaram e mostraram os instrumentos e arranjos musicais, seguido de apresentações de músicas de diferentes ritmos, ocorrendo a troca do aprendizado musical e do acesso à produção artística, desenvolvendo a sensibilização e socialização das crianças e adolescentes. Logo depois, houve uma confraternização com um café da tarde feito e entregue para cada aluno. Foram seguidos os protocolos de segurança à pandemia, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento entre todos.

A apresentação deu início ao ciclo de ações da Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário, promovido e organizado pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa. “O Música para Todos vem mostrando o que a música é capaz de fazer, como trabalhar a parte de coordenação motora e convivência, justamente o que a Semana quer mostrar”, ressalta, Ricardo Correa, coordenador do projeto. Ele ainda reforça que foi a primeira vez que alunos e instrutores se conheceram pessoalmente, já que as aulas estavam sendo de modo online até então. “Está sendo muito importante esse reinício de caminhada o projeto”, afirma Correa.

Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário

A programação da Semana continua até dia 27 de outubro, com atividades presenciais e remotas. Karla Maia, assistente social da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa, diz que é um evento que tem como objetivo dar visibilidade para as ações que são desenvolvidas em prol da criança e do adolescente. “Ao mesmo tempo que é comemorativa, que visa fazer várias ações em prol dos adolescentes, também é uma semana de reflexão, de se pensar sobre esses direitos das crianças e dos adolescentes para que a gente consiga mobilizar a sociedade em torno desses direitos”, afirma.

O evento é promovido pela Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa e pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Confira a programação dos próximos dias:

14/10 às 16 horas: Família Legal – triagem e encaminhamento de casos enviados pela educação (remota);
15/10 às 10 horas: Oficina de dança com a Escola Elevée para crianças e adolescentes acolhidos (remota);
15/10 às 14 horas: Família Legal – triagem e encaminhamento de casos enviados pela educação (remota);
16/10 às 14 horas: Participação na Reunião Online do GAAN (remota);
19/10 às 15 horas: Capacitação Entrega Consciente com a equipe do Hospital Santa Casa (remota);
20/10 às 18 horas: Oficina para Pais (remota);
21/10 às 14h30: Participação na reunião da CEVES para definição de Metas do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (remota);
26/10 às 14 horas: Oficina e depoimento de adolescentes aprendizes do Jovem Cidadão no Mercado de Trabalho (Local: Sede do Adolescente Aprendiz) (presencial);
27/10 às 18 horas: Encontro de Padrinhos Afetivos com crianças e adolescentes acolhidos (Lar Afetivo e Novo Amigo) (remota).