Correio dos Campos

Vacinação covid-19: Prefeitura abre nova etapa para adolescentes com comorbidades e 3ª dose para imunossuprimidos e 85+

Os três grupos serão vacinadas na próxima segunda-feira (11) e o agendamento já está aberto no site da Prefeitura
8 de outubro de 2021 às 09:06

COM ASSESSORIAS – A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Departamento de Imunização e da Atenção Primária, preparou uma nova etapa de imunização contra a covid-19. Na próxima segunda-feira (11/10) haverá a vacinação de três grupos: 1. aplicação de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades; 2. aplicação da dose de reforço para imunossuprimidos de qualquer idade com intervalo de 28 dias ou mais da segunda dose; e 3. aplicação da dose de reforço para idosos acima de 85 anos com intervalo de 180 dias ou mais da segunda dose.

A aplicação deve ocorrer no Centro de Eventos (drive) e na Estação Arte (pedestres), sendo a parte da manhã reservada para os adolescentes e imunossuprimidos, com 1.900 doses disponíveis; e o período da tarde para o reforço dos idosos 85+, com 2.00 doses disponíveis. Os agendamentos já estão abertos no site da Prefeitura. A Fundação Municipal de Saúde orienta ao público que tenha atenção no agendamento, pois os públicos estão divididos por turnos, alguns grupos apenas na parte da manhã e outro a tarde.

Adolescentes com comorbidades

Nesta etapa do público adolescente serão vacinados os jovens de 12 a 17 anos com uma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra covid-19 no Plano Estadual de Vacinação (lista completa abaixo), além também dos adolescentes com deficiência permanente, Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise, gestantes, puérperas e os privados de liberdade.

Da mesma forma como ocorreu com o público 18+, os adolescentes com comorbidades devem apresentar declaração médica comprovando a condição médica. Pacientes acompanhados pelas unidades de saúde podem se dirigir até a UBS e retirar a declaração com a equipe. No caso de pacientes com diabetes da rede pública, pode-se apresentar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que serve para comprovação.

Para aqueles que realizam acompanhamento pela rede privada, será preciso apresentar uma declaração do médico que o acompanha, em modelo de declaração disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos (https://servicos.crmpr.org.br/portal/). Adolescentes grávidas devem apresentar carteirinha de gestante e prescrição médica solicitando a vacinação.

A vacinação dos adolescentes deve ocorrer sempre mediante presença de pai ou responsável para dar autorização no momento da aplicação ou com apresentação de declaração de autorização, disponibilizada no sistema de agendamento.

Imunossuprimidos

Estão sendo vacinados com a dose reforço o público imunossuprimido geral, de qualquer idade, que tenha atendido ao intervalo de 28 dias ou mais da segunda dose. Este grupo é diferente do com comorbidade.

Imunossuprimidos são pessoas com doença ou condição que resulta em deficiência imunológica, como por exemplo, indivíduos que receberam transplante de órgãos, pessoas com HIV, lúpus, pacientes oncológicos, entre outros. Para o público imunossuprimido, além da carteirinha comprovando intervalo de 28 dias de aplicação da segunda dose e documentos pessoais, é preciso também apresentar também declaração médica com indicação para vacina, que pode ser o mesmo apresentado nas doses anteriores.

Idosos 85+

Neste chamamento, está previsto o público idoso de 85 anos ou mais que completou intervalo de aplicação da segunda dose há 180 dias ou mais. É preciso apresentar os documentos pessoais e a carteirinha de vacinação comprovando o intervalo de 180 dias de aplicação da segunda dose.

Cronograma

Segunda 11/10 – D1 adolescentes com comorbidades e D3 imunossuprimidos – 9h às 12h
Aplicação para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação
Aplicação para imunossuprimidos de qualquer idade com intervalo de 28 dias ou mais da segunda dose
Centro de Eventos (drive thru) / Estação Arte (pedestres)
Agendamento: dia 07/10 no site da Prefeitura
1.900 doses disponíveis

Segunda 11/10 – D3 dose reforço para idosos 85+ – 13h às 17h
Aplicação da dose de reforço para idosos acima de 85 anos com intervalo de 180 dias ou mais da segunda dose.
Centro de Eventos (drive thru) / Estação Arte (pedestres)
Agendamento: dia 07/10 no site da Prefeitura
2.000 doses disponíveis

Orientações

A FMS reforça à população que leia atentamente aos chamamentos e público de cada etapa, se cadastrando apenas no chamamento correto, conforme a fabricante da vacina e data de aplicação da primeira dose. Aqueles que não se enquadrarem nos critérios de cada etapa, não serão vacinados neste momento. É preciso apresentar documentos pessoais e carteirinha de vacinação comprovando o recebimento da primeira dose. A recomendação é que chegue ao local com cinco minutos de antecedência, para evitar aglomerações.