Correio dos Campos

Unimed Ponta Grossa é vencedora do Prêmio Inova+Saúde com Programa Bem Cuidado

Cooperativa foi a Unimed brasileira com maior número de projetos finalistas na edição 2021 da premiação, levando o primeiro lugar no projeto voltado ao monitoramento de casos respiratórios
8 de outubro de 2021 às 09:26
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Programa Bem Cuidado foi vencedor do Prêmio Inova+Saúde, promovido pela Seguros Unimed e Unimed Brasil, na categoria Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar.

Na edição de 2021, além do Bem Cuidado, a cooperativa foi finalista em mais duas categorias: Marketing e Gestão de Pessoas. Neste último, sendo a única concorrendo com dois projetos.
Em nível nacional, dos 25 escolhidos para a fase final, 16% foram da Unimed Ponta Grossa, sendo a cooperativa com mais ações nessa fase.

Para Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da cooperativa, o primeiro lugar também gratifica uma evolução de cultura. “Temos fomentado uma política interna de incentivo à inovação e vemos o resultado do Inova+Saúde como uma consequência desta movimentação, da união de esforços, das iniciativas e do forte apoio da diretoria a projetos inovadores”, analisa.

A comissão julgadora era formada por profissionais do mercado, que avaliaram os projetos de acordo com critérios específicos para cada categoria, como: caráter inovador do projeto; viabilidade técnica, financeira e tecnológica; desejabilidade; potencial de escalabilidade; capacidade de alcance do público-alvo; e transparência.

Rafael Francisco dos Santos, diretor administrativo da Unimed Ponta Grossa, destaca que o Bem Cuidado permitiu à cooperativa uma visão ampla e completa para manter, cada vez mais, o paciente no centro do cuidado.

“O programa surgiu num momento de pandemia, em que todos os colaboradores e profissionais focaram em criar algo que pudesse atender nossos beneficiários no meio do mar de incertezas que tínhamos, mantendo a nossa qualidade assistencial. Construímos uma plataforma de cuidado abrangente, que trouxe resultados para nossos clientes também. Então, esse reconhecimento em nível nacional nos deixa extremamente satisfeitos e nos revigora pra continuar trabalhando em prol do cliente”.

O Bem Cuidado foi estruturado em março de 2020, quando o principal desafio era realizar atendimentos a beneficiários no pior momento da pandemia e com a orientação de evitar contato presencial. Inicialmente, o objetivo era reduzir a busca direta pelo Pronto Atendimento, para que a unidade pudesse se dedicar ao atendimento de casos mais graves.

O sistema, construído totalmente pela equipe interna de T.I. da cooperativa, realizava o monitoramento dos casos respiratórios, contribuindo para evitar retornos desnecessários ao Pronto Atendimento e, ao mesmo tempo, buscava oferecer acolhimento ao paciente, atuando com agilidade no internamento, quando indicado.

Por meio de um sistema em nuvem, sem necessidade de baixar aplicativo, o beneficiário respondia um questionário com perguntas sobre sintomas para que a equipe multidisciplinar acompanhasse os pacientes à distância. A inteligência artificial classificava os casos suspeitos e confirmados de acordo com o risco e fazia um ranqueamento. A partir dessas informações, a equipe orientava, individualmente, os próximos passos e cuidados. Nos casos em que houvesse a necessidade de acompanhamento médico, era agendada uma teleconsulta com especialista.

Com a assertividade do monitoramento, o sistema ganhou novas funcionalidades para aprimoramento do cuidado e a Unimed Ponta Grossa estendeu o programa a todos os colaboradores, cooperados e respectivos dependentes.

De acordo com Monica Traub, gerente de Gestão em Saúde e responsável pelo projeto, ganhar o prêmio pela primeira vez não só reforça o jeito de cuidar da Unimed Ponta Grossa como também fortalece o comprometimento da diretoria e equipes em se adaptar a novas realidades. “Esse prêmio consolida o trabalho em equipe, o apoio e envolvimento da diretoria, enaltece o nosso jeito de cuidar, demonstra o engajamento na atenção centrada no paciente, favorecendo a melhor experiência para o beneficiário e o reconhecimento da cooperativa”.

Bem Cuidado em números

Desde a implantação, em março de 2020, até agosto de 2021, foram 31.689 pacientes atendidos; 70.473 respostas recebidas – a partir da SMS enviada – e 3.026 teleconsultas médicas.