Correio dos Campos

Prefeitura alerta população para aplicativo falso da Administração

Ferramenta pode ser nociva para o munícipe, coletando seus dados indevidamente
30 de setembro de 2021 às 18:36

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa alerta o munícipe que atualmente não tem nenhum aplicativo geral de serviços do Município, disponível na loja Google Play e Apple Store (Android e IOS). Em virtude disso, por não ter sido produzido pela Administração Municipal, é considerado falso e a coleta dos dados dos usuários pode ser nociva. Um boletim de ocorrência já foi feito na Delegacia para que o caso seja investigado pela Polícia Civil.

O caso foi descoberto pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura que recebeu alguns e-mails de munícipes, em resposta a um formulário de contato, vindo deste aplicativo. A situação foi encaminhada para o Departamento de Informática que comunicou que o conteúdo não é desenvolvido pelo Município.

Segundo Samuel Airon Moreira, diretor do Departamento de Informática, este aplicativo não foi desenvolvido pelos servidores da Prefeitura de Ponta Grossa. “Este aplicativo não é nosso conhecimento, muito menos tem o consentimento da Prefeitura de Ponta Grossa. A plataforma espelha soluções disponibilizadas pelo Governo Municipal em sua página web sem qualquer autorização. Em virtude disso, há riscos de segurança para o usuário, uma vez que, há coleta de dados, impressão de boletos, entre outros serviços fraudulentos”. Explica.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que considerando as informações prestadas, visando proteger os munícipes de eventual divulgação ilícita de dados sensíveis, um boletim de ocorrência deve ser registrado e a devida divulgação deve ser efetuada para elucidar que o aplicativo em questão não é de propriedade do Município. “Oficiaremos também as lojas de aplicativos para que retirem o aplicativo de funcionamento o mais breve possível. Porém, até ser retirado, há a necessidade de alertar a população para que não utilizem da ferramenta fraudulenta”, finaliza Moreira.

Cabe salientar que este aplicativo em questão não pode ser confundido com outros apps como o Vacina PG e Estar Ponta Grossa, que são utilizados pela Administração Municipal para um serviço público para a sociedade. “O Vacina PG e o Estar Ponta Grossa já estão sendo utilizados há algum tempo, sendo anunciados pela própria Prefeitura. Porém o que está denominado como Prefeitura de Ponta Grossa – Paraná, tendo como fabricante Nacionation, é falso e não atende os interesses do Município, podendo ser prejudicial para o usuário” reforça Moreira.