Correio dos Campos

Ponta Grossa será sede de evento nacional de corrida com obstáculos

Treme Terra Race acontecerá no dia 28 de novembro, no Recanto Botuquara, que é um dos atrativos turísticos do Distrito de Itaiacoca, e deve reunir mais de mil atletas
20 de setembro de 2021 às 09:21

COM ASSESSORIAS – Cinco quilômetros, 20 obstáculos. Competição ou diversão? O desafio e a escolha é de quem participar do primeiro evento dessa modalidade em Ponta Grossa, no interior do Paraná, localizada a 100 quilômetros da capital Curitiba. A corrida com obstáculos, Treme Terra Race que acontece tradicionalmente em Santa Catarina e já contabiliza oito edições, este ano terá como cenários as belas paisagens da Região dos Campos Gerais. Mais de mil atletas devem participar do evento, que tem apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa.

A realização é da Cavali Pró Eventos, que há cinco anos promove eventos esportivos e de turismo de aventura em Ponta Grossa. O primeiro lote de inscrições para o Treme Terra Race está aberto com preço promocional de R$ 100 para a categoria Competição e R$ 80 para a categoria Diversão. Esses valores são válidos até o dia 30 de setembro, e as inscrições são pelo site www.cavaliproeventos.com.br. Grupos com mais de 10 inscritos tem desconto. “O cupom de desconto deve ser solicitado antes das inscrições, diretamente com a organização do evento pelo email [email protected], ou pelo fone (42) 98811-1100”, explica Denise Martins, uma das organizadoras.

“As expectativas são as melhores, a estimativa é de mais de mil atletas, em uma realização inédita em terras paranaenses, e o cenário escolhido é de Ponta Grossa, onde tem belas cachoeiras, turismo de lazer e aventura e que além de promover o esporte, o objetivo é ainda mostrar que a cidade tem estrutura, opções de passeios, diversidade gastronômica e de hotelaria, para receber muito bem o atleta e seus familiares”, descreve Kleber Cavali, um dos proprietários da empresa responsável pelo evento em Ponta Grossa.

A corrida de obstáculos é inspirada em modelos de treinamentos militares. “É uma prova que exige grande resistência, força, coordenação motora e explosão muscular, pois apresenta desafios muito superiores às corridas normais. O atleta precisa cruzar barreiras de água, escalar paredões e cordas, rastejar por baixo de arame farpado e correr na lama, toda essa adrenalina ainda sendo cronometrada. Mais do que superar os próprios limites, o desafio em meio natural encanta, instiga, traz emoção, revigora”, detalha Alexyan Cavali, proprietário da Cavali Pró Eventos e da franquia Treme Terra em Ponta Grossa. A idade mínima para participação é de 16 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis.

Além de promover o esporte radical, de forma inédita em Ponta Grossa, o objetivo também é envolver participantes de outras cidades e estados na programação turística local. “Há parcerias com empresas de turismo receptivo e com setor gastronômico e hoteleiro para incentivar que os participantes permaneçam na cidade, conheçam os atrativos turísticos e roteiros já consagrados da região”, lembra Alexyan.