Correio dos Campos

Maratoma – Parte II supera 10,5 mil aplicações de vacina contra covid-19

Público de 18 a 22 anos foi vacinado em três locais da cidade, em 11 horas de trabalho
18 de setembro de 2021 às 11:42

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Departamento de Imunização e da Atenção Primária, realizou nesta sexta-feira uma mega ação de vacinação de primeira dose contra a Covid-19, a Maratoma – Parte II. A atividade iniciou às 9h e encerrou às 21h e aplicou 10.531 vacinas em 1ª dose ou dose única. Ponta Grossa alcança nesta semana a marca de 95,7% aplicações no público acima de 18 anos imunizado.

“Pensa num rolê loko”, “#Sextou” e “Onde vocês tão”, era o que dizia nas placas dadas para os jovens registrarem o momento da aplicação. As equipes da vacinação também estavam no clima festivo da vacinação chegar no público de 22 a 18 anos de idade, caracterizados e com os espaços decorados para mais esta etapa de combate ao novo coronavírus. O Maratoma – parte II aconteceu na Estação Arte, no Ginásio Oscar Pereira e no Restaurante Popular.

A prefeita Elizabeth Schmidt comemora o sucesso e ressalta que o resultado positivo foi possível, novamente, graças ao apoio e mobilização de um grande grupo de pessoas, como os colaboradores da FMS, a equipe de residência multiprofissional, outros setores da Prefeitura, como Secretaria de Governo, Esportes, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito, Restaurante Popular, entre outros, além de parceiros externos que contribuíram com a ação. “Estamos vencendo a pandemia com muito trabalho, união do povo ponta-grossense e suas entidades, no combate a covid-19. Ultrapassar os 95% de pessoas vacinadas até 18 anos demonstra que estamos no caminho certo”, disse Elizabeth.

Rodrigo Manjabosco, presidente da FMS comenta que no início da semana que se inicia, os esforços estarão focados na aplicação da 2ª dose, mas que em breve será aberto agendamento para a vacinação da 1ª dose. “Além disso, o objetivo é para que assim que cheguem mais doses e orientações da Regional de Saúde, possamos baixar a faixa etária da população geral e termos mais pessoas imunizadas”, finaliza.

Aplicação da 2ª dose

Nesta segunda-feira (20) e na terça-feira (21), as equipes estarão aplicando vacina referente a 2ª dose de Astrazeneca para todos os públicos que se vacinaram com Astrazeneca até dia 24 de junho. Também na segunda-feira serão vacinados aqueles que tomaram a vacina Coronavac, até o dia 27 de agosto.

As aplicações de Coronavac serão realizadas na Estação Arte (pedestre), no Centro de Eventos (Drive Thru), já as aplicações de Astrazeneca acontecerão apenas na Unidade de Saúde (UBS) Egon Roskamp. As doses serão aplicadas das 9h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h.

Na quarta-feira (22) a aplicação da segunda dose de vacina contra covid-19 para todos os públicos que se vacinaram com Astrazeneca até dia 27 de junho. As aplicações de Astrazeneca acontecerão na Estação Arte e também no Ginásio Oscar Pereira. As doses serão aplicadas das 9h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h.

Ao todo, entre os três dias, mais 4.400 pessoas deverão completar o esquema vacinal.