Correio dos Campos

Prefeitura realiza novo ciclo de coletas de preventivo em mulheres entre 25 e 64 anos

A atividade acontecerá no próximo sábado (18), das 8h às 17h
15 de setembro de 2021 às 10:10

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Departamento de Atenção Primária, está realizando uma série de ações focadas na saúde da mulher. A terceira ação acontecerá no próximo sábado (18) e terá como foco, novamente, a execução de exames preventivos (Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos. A intenção é atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.

As mulheres devem fazer o agendamento no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br). O cadastro abre amanhã (16), às 8h, e fecha na sexta-feira (17), às 17h, ou até se esgotarem as vagas, pois são limitadas. “As ações estão sendo um sucesso, tivemos bastante procura e os agendamentos se esgotaram de maneira rápida, isso mostra o comprometimento e o cuidado que as mulheres estão tendo com sua saúde. O agendamento será direcionado para as mulheres que coletaram o exame a mais de um ano”, explica a enfermeira da linha de cuidado materno infantil, Manon Callaça.

A intenção é realizar as ações pelo menos um sábado por mês até o mês de dezembro. “Estamos realizando o planejamento das ações até o final do ano. Vamos ter um sábado por mês com mutirão, e pretendemos intensificar as ações em outubro, onde faremos o chamamento das mulheres durante todos os finais de semana”, destaca a enfermeira. Até o final de 2021, a FMS pretende coletar cerca de quatro mil exames preventivos.

A atividade acontecerá em cinco locais distintos, escolhidos de maneira estratégica para que todas tenham acesso, das 8h às 17h. Serão em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e na Sady Silveira, em Olarias. “Se alguma mulher não souber agendar ou não tiver acesso a internet, elas poderão procurar a UBS mais próxima da sua residência e conversar com a equipe do local. As equipes estarão cientes da ação e farão o cadastro para a usuária”, esclarece Manon.

Outras ações

Dentro das ações relacionadas à saúde da mulher, a FMS também está realizando a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. Para as mulheres que tiverem interesse, basta ir até a UBS mais próxima da sua residência.

“A mulher que procurar o serviço de saúde será agendada para uma consulta na qual será realizada a anamnese, exame físico e orientação sobre o método contraceptivo, para saber se ela se encaixa nos critérios de inserção do DIU. Se a paciente tiver elegibilidade, será feito um pré cadastro e a mesma será agendada para inserção”, diz Manon.

Serviços ofertados para as mulheres nas UBS

As UBS de Ponta Grossa contam com vários serviços voltados à saúde da mulher, entre eles estão o planejamento familiar que trata de uma programação para a mulher que pretende engravidar e quando deve acontecer e também para prevenir uma gravidez não planejada. Também é realizada a coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de pré-natal, avaliação ginecológica, oferta de testes rápidos, consulta médica e de enfermagem, entre outros serviços disponíveis para a população geral.