Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa alerta sobre tentativa de golpes por aplicativos de mensagens

Ação de criminosos consiste no contato com estabelecimentos comerciais alegando se tratar de fiscalização da Guarda Civil Municipal relacionada às ações de prevenção ao Coronavírus.
31 de agosto de 2021 às 09:54

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), recebeu, nesta semana, denúncias sobre a tentativa de aplicação de golpes envolvendo aplicativos de mensagens e menções à Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo informações, os criminosos entram em contato via telefone com estabelecimentos comerciais afirmando se tratar da Guarda Civil Municipal e que teriam recebido reclamações do descumprimento de decretos relacionados às medidas de combate ao Coronavírus. Durante a conversa, é solicitado o contato via aplicativo de mensagens para o suposto registro da conversa no sistema, incluindo um código enviado pelo app, procedimento que não faz parte, em nenhuma situação, dos protocolos da Guarda Civil Municipal.

A logística empreendida pelos criminosos, segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, tem como objetivo ativar o número da vítima em outro celular, o que pode acarretar a aplicação de golpes em familiares e amigos.

“Essa é uma prática que vem sendo implementada por diversos criminosos nas mais diversas variações e que consiste na ‘clonagem’ do aplicativo, que passa a ser utilizado para a solicitação de valores aos contatos”, explica Tânia. A secretária ainda ressalta a importância de os cidadãos não repassarem nenhum tipo de informação a terceiros e que a Guarda Civil Municipal não realiza qualquer tipo de fiscalização por meio de telefone.

“Todas as ações da nossa Guarda Civil Municipal referentes à fiscalização dos decretos relacionados ao Coronavírus é feita nos estabelecimentos, sem aviso prévio e com o acompanhamento das equipes da Secretaria da Fazenda do Município. Nenhum dos nossos agentes entra em contato para averiguar a situação previamente, tampouco solicita o número e código de whatsapp ou qualquer outro aplicativo de mensagens”, completa.

Denúncias

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a orientação para a comunidade é de que entre em contato com as forças de segurança e realize o registro da situação ao suspeitar da tentativa de aplicação de golpes envolvendo aplicativos de mensagens ou qualquer outra modalidade.

“A formalização das denúncias através dos canais das forças de segurança, incluindo o 153 da Guarda Civil Municipal, e a realização de boletim de ocorrência junto à Polícia Civil é essencial para que esses criminosos sejam identificados e presos. Neste sentido, a parceria com a comunidade é essencial para que logremos êxito e evitemos que outras pessoas sejam lesadas”, finaliza Tânia Sviercoski.