Correio dos Campos

Covid-19: Vacinação do público de 18 a 35 anos será agendada por aplicativo em Ponta Grossa

Através de cadastro no app, a população desta faixa etária receberá notificação com local, dia e horário para receber a dose
19 de julho de 2021 às 10:25
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A partir desta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Imunização e Atenção Primária, abrirá cadastro, para os munícipes receberem a vacinação contra a Covid-19, através de um aplicativo para smartphone, o “Vacina PG”. O público que já pode ser cadastrado é da população geral, entre 18 e 35 anos.

“Nossas equipes da Saúde estão trabalhando firme nas ações de vacinação da população. Tudo que for elaborado para somar e para melhorar nós vamos fazer. Hoje em dia a maior parte das pessoas contam com um aparelho de celular com aplicativos, por isso acaba sendo uma ferramenta de fácil acesso para todos. O Vacina PG vem para deixar ainda mais ágil os cadastros e chamamentos da população”, declara a prefeita, Elizabeth Schmidt.

O aplicativo está disponível e já pode ser baixado na loja virtual do smartphone gratuitamente, tanto para iOS, quanto para Android. “Agora entramos na fase de vacinação da maior população. O aplicativo é um ferramenta que trará mais facilidade e dinamismo para o processo de vacinação. Através dele saberemos o público real de cada faixa etária para aplicação da dose, além de garantirmos um banco de dados mais seguro e transparente”, explica o presidente da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa, através do curso de Ciência da Computação, e também com incentivo financeiro da rede de Supermercados Condor. “Este projeto, de caráter emergencial, juntou alunos e professores em busca de um apoio às unidades de saúde, promovendo uma vacinação mais eficiente contra essa doença que têm impactado nossa cidade e nossas famílias. Acreditamos ainda que somente com a união entre instituições públicas e privadas poderemos garantir os melhores recursos para toda população. E finalmente, incentivamos nossos alunos a honrar o juramento de trabalhar em benefício dos avanços tecnológicos beneficiando e devolvendo a comunidade o que aprenderam enquanto estudantes”, destaca a professora da UTFPR, Mauren Louise Sguario Coelho de Andrade.

Para se cadastrar no aplicativo será obrigatório ter o Cartão SUS. Aqueles que ainda não contam com o número do documento, poderão se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e fazer a solicitação. Para as pessoas que contam com plano de saúde, basta verificar na carteirinha do plano o número onde está escrito “CNS”, este deve ser inserido no momento do cadastro. A mesma orientação de procurar a Unidade de referência também vale para as pessoas que não têm acesso a internet, não utilizam smartphone ou que por algum motivo não conseguem baixar o Vacina PG. Caso o aplicativo apresente a mensagem “CNS inválido” a orientação é a mesma, que procure a UBS mais próxima.

As pessoas que estiverem cadastradas na nova ferramenta serão chamadas assim que tiverem doses disponíveis, de acordo com a faixa etária. Esses chamamentos ocorrerão conforme a disponibilidade de doses, sendo neste modelo a data de nascimento o critério de chamamento, do mais velho para o mais novo. A FMS trabalha com a estimativa que Ponta Grossa conta com aproximadamente 100 mil pessoas nesta faixa etária de 18 a 35 anos, mas o quantitativo do público alvo é apenas uma previsão, pois muitos já receberam a aplicação da vacina em outras categorias. Nesses casos o próprio aplicativo indicará que a pessoa está aguardando a segunda dose.

Todas as pessoas cadastradas receberão uma notificação no aplicativo e um e-mail no endereço cadastrado indicando o dia, local e horário da aplicação da vacina. É necessário comparecer no local da vacinação com documentos pessoais, RG, CPF e carteira de vacinação.

Demais grupos

O público de 36 anos ou mais, público prioritário e os de segunda dose, continuarão agendando sua dose no site oficial da Prefeitura. “Este é um momento de transição de plataforma, onde serão feitos ajustes necessários de acordo com a demanda que for surgindo. Nossa intenção é que o aplicativo se torne referência para todas as vacinas do calendário oficial, porém o foco, neste momento, será a vacinação contra a Covid-19”, comenta a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.

Passo a passo para público de 18 a 35 anos

1. Emitir/consultar número Cartão SUS na UBS mais próxima
2. Baixar o app Vacina PG
3. Realizar o cadastro na plataforma
4. Aguardar notificação para aplicação de 1ª dose
5. Aguardar notificação para aplicação de 2ª dose
6. Comparecer no local indicado com documentos pessoais e carteirinha de vacinação

Passo a passo para demais públicos (36+, grupos prioritários, grupos que aguardam a 2ª dose)

1. Acompanhar as divulgações com chamamento de cada grupo
2. Agendar no site da Prefeitura quando for seu grupo
3. Comparecer no local do agendamento com documentos pessoais e carteirinha de vacinação