Correio dos Campos

Hospital do Coração Bom Jesus recebe novos recursos conquistados por Aliel

Pagamento de R$ 360 mil será utilizado para a aquisição de equipamentos para diagnóstico e tratamento aos pacientes do SUS
25 de junho de 2021 às 18:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Hospital Bom Jesus (HBJ) de Ponta Grossa recebeu na última semana o pagamento de recursos conquistados através do mandato do deputado federal Aliel Machado (PSB). O pagamento de parte da emenda parlamentar, no valor de R$ 400 mil, servirá para a aquisição de equipamentos e vão beneficiar pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os equipamentos que serão adquiridos estão ventiladores pulmonares, carros de emergência, 8 elevadores para transposição de leito, lavadora ultrassônica, eletrocardiógrafos, entre outros.

A diretora do Hospital do Coração Bom Jesus, Irmã Margarida Hlatchuk, fala sobre a importância dos recursos para a instituição. “É uma grande alegria poder contar com a parceria do deputado. Esses recursos são bem vindos, com eles adquirimos equipamentos para diagnósticos e tratamentos seguros aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado também intermedia nosso contato com o Ministério da Saúde quando necessário, pois várias vezes precisamos dessa ajuda”, afirma a Irmã.

“Através desses recursos estamos apenas devolvendo à população algo que é direito dela. A Saúde é uma das prioridades do nosso mandato, e o Hospital do Coração Bom Jesus é referência em atendimento para os Campos Gerais. Eu nasci aqui nesse hospital e minha família sempre foi atendida aqui, por isso conheço o trabalho e dedicação de todos. Buscamos sempre contribuir para a melhoria no atendimento”, afirmou Aliel.

Mais recursos

Essa não é a primeira vez que o parlamentar auxilia o HBJ com recursos de emendas parlamentares. Há dois anos foram entregues outros equipamentos como um aparelho de ultrassom, além de suporte para soro e carrinhos de emergência. O hospital realiza anualmente mais de 10 mil exames ecocardiograma e doppler. Segundo a médica cirurgiã vascular, Dra. Nubia do Nascimento, o equipamento é essencial para o diagnóstico de doenças do sistema circulatório.

Na ocasião da entrega, a médica cardiologista, Dra. Luciana Freitas Wenzel, afirmou que o ultrassom permite, de forma complementar ao procedimento transtorácico, obter informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e funcionais do coração. “Esse exame tem um papel fundamental na avaliação das válvulas cardíacas, dos átrios e seus defeitos e na avaliação de presença de trombos e vegetação”, disse.