Correio dos Campos

ACIPG apoia campanha “Sensibiliza Campos Gerais”

Campanha busca sensibilizar população a respeito da violência contra a pessoa idosa
25 de junho de 2021 às 14:18
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) está promovendo uma série de atividades neste mês em apoio à campanha “Sensibiliza Campos Gerais”, que busca combater a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa é do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (Nasjepi) e conta com a parceria de entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

A campanha integra o “Junho Violeta”, e busca sensibilizar a população a respeito dos direitos da pessoa idosa, e a ACIPG integra as ações auxiliando na divulgação da causa, com postagens nas redes sociais e mensagens aos associados.

De acordo com Maria Iolanda de Oliveira, docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e coordenadora do Nasjespi, a campanha “Sensibiliza Campos Gerais” tem a importância de abordar um tema relevante na sociedade atual que necessita ser tratado com seriedade e levado ao conhecimento do maior número de pessoas. “A violência contra a pessoa idosa é um problema social que se apresenta na realidade da sociedade. O objetivo de fazer esta campanha é sensibilizar e mobilizar a região a respeito da violência, levar as pessoas a compreenderem que este problema existe, que as pessoas idosas precisam reconhecer que sofrem violência e muitas vezes não sabem, e que quem comete este tipo de ação precisa entender que se trata de um crime passível de punição”, explica a docente.

A Diretora de Responsabilidade Social da ACIPG, Ana Paula Dahne Martins, reforça a importância de se apoiar uma campanha com tema tão relevante para a sociedade, e destaca necessidade de sensibilizar a população a respeito dos direitos da pessoa idosa. “Estamos participando divulgando a campanha através de nossas redes sociais e também aos nossos associados. A nossa participação é de grande importância para a sensibilização das pessoas quanto à importância e valorização da pessoa idosa, que muitas vezes acaba sendo esquecida. Destacamos a importância da ACIPG nesta campanha como disseminadora da valorização da pessoa idosa, e sempre atuante em temas sensíveis à comunidade”, explica.

Maria Iolanda de Oliveira reconhece a importância de parceiros para a divulgação da campanha e enaltece o papel decisivo que entidades ligadas à sociedade civil possuem na conscientização da população. “Buscamos trabalhar com diferentes parceiros, por isso a iluminação está acontecendo em órgãos públicos e privados. São vários parceiros nos apoiando”, afirma. “A gente conseguiu fazer com que a campanha tomasse uma dimensão maior, ter mais alcance, com parceiros que dão maior visibilidade. Os apoiadores foram muito solícitos, extremamente sensíveis à causa, aceitaram de pronto a participar. É extremamente importante ter essa participação da sociedade civil, dizendo ‘estamos atuando, fazendo algo em prol da defesa da pessoa idosa’. Elas demonstram o interesse, a vontade e o compromisso com a população. Até porque estes parceiros têm um público idoso e conseguem entender que é uma população que está crescendo e que é necessário tratar deste assunto” complementa.

A campanha “Sensibiliza Campos Gerais” segue até o dia 30 deste mês, e reforça os canais de denúncia para casos de violência contra a pessoa idosa. Quem quiser efetuar algum tipo de denúncia pode fazê-la por meio do canais Disque 100, Disque Idoso Paraná (0800 141 0001), no telefone 156, procurando algum dos Creas do município, ou ainda as polícias Civil ou Militar, Ministério Público, ou o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.