Correio dos Campos

Acadêmicos da UEPG tem até 14 de julho para se inscrever no Startup Garage

Programa do Sebrae/PR, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estimula a criação de novas startups
17 de junho de 2021 às 14:07
(Foto: UEPG/Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) têm de 23 de junho a 14 de julho para se inscrever no Startup Garage, programa do Sebrae/PR, que acontece em parceria com a UEPG, através do Hub de Inovação e Centro de Educação Empreendedora (CEEUEPG). O programa estimula o desenvolvimento do potencial empreendedor no processo de criação e validação de uma startup.

Para sensibilizar o público-alvo será realizado um evento na próxima quarta-feira (23), às 19h30, que será online, com a presença de CEOs de startups. A inscrição é gratuita. Antes do início do programa ainda acontecerá o pré-Garage, com ações envolvendo a troca de ideias e bate-papo com outros empreendedores de startups, nos dias 21 e 28 de julho e 04 de agosto. Já o cronograma do Startup Garage terá três fases, com início em agosto e término em dezembro deste ano.

A primeira fase é a descoberta, com workshops sobre mentalidade empresarial, times de alta performance, macrotendências e oportunidades, identificação de problemas e soluções. A seguinte vai tratar do produto com temas como a validação de mercado, prototipação, modelo financeiro e preparação para a banca.

Na fase de mercado serão trabalhados temas como o marketing digital; canais de vendas, comunicação e tração; relações de sociedade e aspectos gerais; captação de recursos e investimentos e preparação para banca. Ao final, será realizada a banca com investidores e a premiação para a startup destaque, que conquista vaga no Empretec e em eventos de startups realizados pela regional do Sebrae/PR, além de 10 horas de consultorias. A destaque conquista vaga no Hub de Inovação da UEPG.

“A primeira edição do Programa gerou ótimos resultados, sendo que três startups deram continuidade aos trabalhos, seja no Hub de Inovação ou no Centro de Educação Empreendedora. Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação da região e estimular a criação de novas startups”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva.

Para o coordenador do Hub de Inovação, Miguel Archanjo, o Startup Garage é de extrema importância para o desenvolvimento da cultura empreendedora dentro da instituição de ensino. “O programa funciona como uma espécie de pré-incubação, sendo que aqueles que chegam ao final, automaticamente, entram no Hub de Inovação, sem precisar passar necessariamente por uma seleção”, explica.

Para a diretora do CEEUEPG, Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg, o Sebrae/PR tem sido um importante apoiador das ações da UEPG nas atividades relacionadas à educação empreendedora e inovação. “O Startup Garage não é um curso, mas uma trilha para capacitar os alunos a rapidamente estruturar um negócio com potencial para atrair investidores. Embora ainda impactados pela pandemia, acreditamos que este evento, tal qual o primeiro, será um sucesso”, comenta.

Para participar do programa é necessário formar equipes de até cinco pessoas, sendo permitida a participação de um acadêmico ou graduado de outra instituição de ensino superior.