Correio dos Campos

Centro de Educação Ambiental vai concentrar ações de conscientização e cuidado com meio ambiente

7 de junho de 2021 às 18:04
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou no último sábado o Centro de Educação Ambiental Vereador Delmar José Pimentel. A inauguração do CEA foi realizada em 05 de junho, fazendo alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Com a nova estrutura, instalada no Parque de Olarias, o objetivo da SMMA é concentrar no local as ações de conscientização e cuidado com o meio ambiente.

“O Centro de Educação Ambiental foi uma das minhas propostas de governo, justamente por entender a importância de trabalhar a conscientização com as futuras gerações. Neste espaço, com uso ainda limitado em decorrência da pandemia, poderemos desenvolver diversas ações junto a população, com palestras, eventos, orientações e muito mais. E nada mais justo do que homenagear o CEA com o nome do vereador Delmar Pimentel, um ponta-grossense que tanto trabalhou pela nossa cidade e colaborou para tirar o projeto do Parque de Olarias do papel”, destacou a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Para uso do espaço quando toda sua funcionalidade puder ser aproveitada e fortalecimento da política de educação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente está finalizando um Plano Municipal de Educação Ambiental, que determinará as diretrizes do trabalho desempenhado pela equipe de Educação Ambiental. “Este trabalho não ficará apenas no CEA, o Centro de Educação Ambiental será a sede destas ações, mas além das atividades realizadas aqui, também teremos equipes itinerantes, realizando ações de sensibilização junto aos bairros e também em escolas e Cmeis. Queremos que o CEA de Ponta Grossa seja referência no Paraná, com palestras, oficinas e diversas outras ações”, explica o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

A inauguração contou com a presença da família do vereador Delmar Pimentel, falecido em dezembro de 2020. “Este é um momento de muita alegria, uma justa homenagem. Hoje estamos aqui recebendo esta homenagem para meu pai, que foi uma pessoa muito boa, que com equipe reduzida conseguiu tirar do papel o projeto do Parque de Olarias. Neste momento, Delmar Pimentel está muito feliz, porque teve seu trabalho reconhecido”, afirmou o filho do homenageado, o vereador Ede Pimentel, representando todos os familiares presentes.

O Centro de Educação Ambiental inicia suas atividades esta semana, com a exposição ‘Do Corpo ao Cosmos’, que fala sobre a importância da água na constituição do planeta e na sobrevivência da humanidade. A exposição terá acesso gratuito, com limitação de público para evitar aglomerações.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanchez Neto; representando a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Ivan Loureiro; familiares de Delmar Pimentel; a equipe da Secretaria de Meio Ambiente; e demais autoridades e convidados.