Correio dos Campos

‘A Bíblia em 1 Ano’ ganha versão para o rádio

Programa será semanal, às sextas-feiras
20 de maio de 2021 às 10:56
Os seminaristas Iuri e Jefferson Sanchez apresentaram o primeiro programa de rádio. (Foto: Seminário Maior São João Maria Vianney)

COM ASSESSORIAS – O projeto A Bíblia em 1 Ano, desenvolvido pelos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, de Ponta Grossa, que propõe a leitura do livro com a Sagrada Escritura inteiro em 365 dias, ganhou uma versão radiofônica. Estreou na última sexta-feira (14) o programa A Bíblia em 1 Ano-Rádio, uma reflexão sobre a Palavra de Deus e uma revisão semanal do podcast A Bíblia em 1 ano”, que é divulgado diariamente no Google Podcasts e Spotify.

O primeiro episódio foi lançado em 16 de maio, Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Rádio Sant’Ana FM, o programa de sexta-feira serviu como uma preparação para o lançamento do podcast inicial. “Enquanto no podcast leremos a Bíblia diariamente, no programa semanal da rádio vamos relembrar o que foi lido ao longo da semana que passou, bem como vamos aprofundar alguns temas sobre os livros bíblicos abordados no podcast de uma forma mais detalhada. Além disso, no segundo bloco do programa, faremos uma Leitura Orante a partir de algum texto bíblico que foi lido para favorecer um encontro pessoal com Deus, a partir da Sagrada Escritura. Assim, teremos a oportunidade de divulgar e aprofundar o projeto, atingindo também a audiência da Rádio Sant’Ana”, explica o seminarista Iuri Nack Buss.

O programa será veiculado todas as sextas-feiras, a partir das 18 horas. “A oportunidade surgiu pela sugestão da Flávia Nascimento, coordenadora diocesana de Animação Bíblico-Catequética, em conjunto com o padre Joel Nalepa, diretor da rádio e coordenador da Ação Evangelizadora”, conta Iuri. O ‘Bíblia em 1 Ano’ tem episódios diários postados em várias plataformas de podcast, com a leitura e comentário de trechos da Sagrada Escritura. A intenção é ler toda a Bíblia em 365 dias.

No primeiro podcast, foram lidos os dois primeiros capítulos do Evangelho de São Marcos e o Salmo 1. O Evangelho segundo São Marcos é o começo da ‘Boa Notícia de Jesus’, como consta na Bíblia. A produção do material envolve três padres diocesanos, além de contar com a participação do bispo dom Sergio Arthur Braschi. A divulgação e detalhamento do projeto estão sendo feitas no Instagram (@abiblia.em1ano ou o facebook.com/seminariopg), canal utilizado também para interagir com os internautas.

As leituras, assim como um comentário meditativo para cada dia, terão suas faixas de áudio disponíveis na internet para serem ouvidas a qualquer momento. Para saber mais informações sobre como participar, siga a página do projeto no Instagram: https://instagram.com/abiblia.em1ano?igshid=2gzsz523jgsq. A Bíblia que será utilizada para as leituras é a tradução oficial da CNBB. A permissão para uso do Plano de Leitura ‘The Bible in a Year w/ Fr. Mike Schmitz (ft. Jeff Cavins)’ foi concedida por ‘Ascension’. A versão original pode ser baixada em ascensionpress.com/bibleinayear. Todos os direitos desse plano estão reservados a ‘Ascension’.