Correio dos Campos

ACIPG entrega laudo técnico de áreas que poderão ser usadas pela ESA

Documento avalia área que pode vir a receber a Escola de Sargentos de Armas
28 de abril de 2021 às 17:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) entregou, na tarde da última terça-feira (27), à Prefeitura um laudo técnico que avalia a área que pode vir a receber a Escola de Sargentos de Armas (ESA) em Ponta Grossa.

O estudo foi conduzido pelo Diretor dos Prestadores de Serviço da ACIPG, Leonardo Mendes Stadler, e do perito judicial Andrew Duso, com supervisão do assessor de projetos da Prefeitura Henrique do Vale. O levantamento contempla informações sobre a área, confrontantes, relevo, usos atuais e potenciais do solo, e principalmente o valor venal do imóvel sob a ótica técnica de avaliação de imóveis. “Este levantamento é um trabalho idôneo, correto, firme e valioso. Avaliamos toda a área, utilizando metodologia certificada ABNT, e a avaliação, realizada em um período de cinco dias, em tese vai servir para o Exército ter noção do benefício na permuta que será realizada com a área, bem como lastrear o processo administrativo”, explica Stadler. “Somos entusiastas da vinda da ESA para Ponta Grossa, seria algo sem precedentes, a longo prazo, incalculável, um impacto na economia muito grande. Então, nada mais justo do que a gente, como sociedade civil organizada ajudar. E a ajuda da ACIPG, bem como do empresariado local foi necessária devido à urgência da demanda. Isto denota a união de forças da sociedade civil organizada em prol desta agenda que promete deixar um legado incalculável a Ponta Grossa. A ACIPG, bem como os envolvidos na avaliação (Adquira Imóveis e o perito Andrew Duso), fizeram questão de preparar um material de excelência, à altura de nossa cidade e das partes interessadas, que servirá de embasamento para qualquer procedimento administrativo necessário e análise dos mais experientes generais”, complementou o diretor.

Para o Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi, que participou da entrega do laudo à prefeitura, a vinda da ESA para Ponta Grossa representaria uma conquista para o município, e traria impulsos ao desenvolvimento do município. “A confirmação do Exército Brasileiro pela vinda da ESA desencadeará a aceleração de investimentos na região, que beneficiarão todos os setores da sociedade. O Governo local, juntamente com as entidades e lideranças regionais, já possuem os projetos necessários para acolher os militares que poderão chegar num futuro próximo. Obras de infraestrutura já estão em andamento, nas rodovias, aeroporto, sistemas de abastecimento de energia elétrica e de gás, serviços públicos. Já existe uma oferta de imóveis residenciais na cidade, disponíveis tanto para a etapa de implantação, como para a operação em si da ESA”, afirma. “A vinda dessa unidade militar a Ponta Grossa, reverberará também no perfil da indústria, que implantar-se-á em toda a região do Estado. Empresas da área da Defesa e de Tecnologia poderão reforçar uma tendência que já vem se concretizando, a exemplo da Montadora de Caminhões Tatra, especializada em veículos especiais off-road”, complementa Bernardi.

Participaram da entrega do laudo, além dos diretores da ACIPG, a prefeita Elizabeth Schmidt, o gerente institucional da ACIPG, Gilmar Denck, o assessor de projetos da Prefeitura, Henrique do Vale, e o perito Andrew Duso.