Correio dos Campos

Ponta Grossa inicia vacinação contra Gripe H1N1

Nesta semana serão vacinados profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e puérperas
11 de abril de 2021 às 20:22
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) inicia-se em 12 de abril e vai até 9 de julho. O Ministério da Saúde pretende vacinar 90% dos grupos prioritários, de um total de 79,7 milhões de brasileiros, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe. A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal da Saúde (FMS), nesta segunda e terça-feira (13) atuará na vacinação dos profissionais de saúde dos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na terça, começa a aplicação de vacinas para o público prioritário.

A FMS informa que no dia 12 de abril, a equipe de Imunização da Fundação Municipal de Saúde trabalhará exclusivamente na aplicação de vacina para a gripe H1N1 dos profissionais de saúde dos hospitais da cidade. Na terça, dia 13, a ação continua com os profissionais das UBSs. “Também no dia 13, inicia a vacinação da H1N1 para crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos, para gestantes e puérperas (mulheres com filhos até 45 dias). explica Stela Godoy, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, da FMS.

Stela avisa que o cadastramento e agendamento para a vacinação da H1N1 seguirá o mesmo modelo já em funcionamento, da covid-19. “O cadastro inicia as 8 horas no dia 12 de abril para os dias 13, 14 e 15, encerrando às 16 horas o do dia 13, ou mesmo antes se acabarem os agendamentos, mas continua aberto para os dias 14 e 15, encerrando sempre no dia que antecede a vacinação agendada”, explica a coordenadora, que salienta que as aplicações com agendamento ocorrerão das 9 às 12 horas, já no período da tarde, será através de livre demanda, sem agendamento, porém com limitação de senha.

A FMS reforça que a campanha da vacina contra a Influenza acontecerá nas Unidades de Saúde do município, inclusive nas que não possuem sala de vacina, mediante escala. É importante observar o escalonamento das unidades, porque nos dias de aplicação de doses contra o coronavírus, seja primeira ou segunda doses, nesses locais não terão a vacina contra a gripe.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo que a da covid-19. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.

A FMS informa que a fase 1 inicia-se no dia 12 de abril e segue até o dia 10 de maio. As remessas de doses da Regional de Saúde são enviadas aos poucos. A fase 2 inicia-se no dia 11 de maio e segue até o dia 08 de junho. Essa fase abrange os grupos de idosos com 60 anos ou mais e os professores. A terceira etapa tem início no dia 09 de junho e abrange demais grupos prioritários. “Quem não conseguir agendar, a orientação é que aguarde, pois a Prefeitura irá receber novas doses, não necessitando correr atrás de outra sala de vacina. As Unidades irão receber a quantidade de vacinas que forem preciso para imunizar os grupos”, finaliza a coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

O munícipe deve levar documentos, cartão SUS e carteirinha de vacina para receber a dose.

As vacinas da H1N1 estarão disponíveis no dia 13 de abril para aplicação nas UBSs:

– Ubs Alfredo Levandowski / Rua General Aldo Bonde – Gralha Azul

– Ubs Antero Melo / Rua Darcy Taques De Araujo – Rio Verde

– Ubs Antonio Russo / Rua Saldanha Da Gama – São José

– Ubs Carlos Ribeiro De Macedo / Rua Moacyr Lazarotto Oliveira – Parque do Café

– Ubs Jayme Gusmann / Rua Nilo Peçanha – Vila Estrela

– Ubs José Bueno / Rua David Hilgemberg Júnior – Jardim Jacarandá

– Ubs José Carlos Araújo / Rua Quatorze Bis – Cará-Cará

– Ubs Lauro Muller / Rua Tucano, 505 – Santa Maria

– Ubs Nilton Luiz De Castro / Rua Alfredo Bochnia – Tarobá

– Ubs Sady Silveira / Rua Conde de Monsavás, 168 – Olarias

– Ubs Santo Domingo / Rua Ateneu Martins Fontoura, 25 – Costa Rica

– Ubs Zilda Arns / Rua Aguinaldo Guimarães da Cunha – Nossa Senhora Das Graças

Confira abaixo a lista completa de grupos prioritários:

– Crianças de 6 meses até (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes Puérperas – mulheres que deram à luz até 40 dias do dia da vacinação;

– Trabalhadores da saúde Idosos com 60 anos ou mais;

– Professores das escolas públicas e privadas;

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento;

– Forças armadas;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários Funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade.