Correio dos Campos

Ponta Grossa abre edital que prevê contratação de médicos com diploma estrangeiro sem Revalida

Medida foi autorizada por decisão da Justiça diante de demanda do sistema em meio à pandemia da Covid-19. Edital também tem vagas para outras funções; confira.
8 de abril de 2021 às 14:45
(Foto: Reuters/Susana Vera)

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, abriu, na quarta-feira (7), um edital de processo seletivo que prevê a contratação de médicos com diploma do exterior sem necessidade de realização da prova do Revalida.

A medida é possível após autorização da Justiça, que limitou o prazo de contratação destes profissionais a até seis meses.

Conforme edital, são 14 vagas abertas, sendo 12 para médicos. Segundo a Fundação Municipal de saúde, há possibilidade de ampliação dependendo do aumento da demanda no setor. Veja as vagas abaixo.

Segundo a prefeitura, o edital está disponível para todos os profissionais da saúde. Os interessados devem preencher o termo de credenciamento disponível no site da prefeitura.

Os critérios para a contratação, conforme edital, será feita em quatro etapas, sendo elas: credenciamento; análise da documentação dos credenciamentos; resultado e, por fim, convocação.

Vagas

Confira as vagas disponíveis em edital:

  • Médico PSF: 10 vagas, com carga horária de 8 horas por dia e em escala contínua;
  • Médico plantonista: 1 vaga, com carga horária de 12 horas por dia e em regime de plantão;
  • Médico rotineiro: 1 vaga, com carga horária de 04 horas por dia, preferencialmente com habilitação em Terapia Intensiva comprovada;
  • Enfermeiro rotineiro: 1 vaga, com carga horária de 04 horas por dia, com habilitação em Terapia Intensiva comprovada;
  • Fisioterapeuta: 1 vaga, com carga horária de 6 horas por dia;

Também está prevista a função de fonoaudiologista, com 4 horas diárias. Contudo, não há informação de vagas abertas para o cargo no edital.

Contratação sem Revalida

O Revalida é uma prova criada em 2011 pelo governo federal para reconhecer os diplomas de médicos que realizaram a graduação fora do Brasil. O documento é exigido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) para que esses profissionais possam atuar no país.

A decisão de autorizar o município a realizar contratações sem o documento foi publicada em 29 de março, pelo juiz Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa.

Na decisão, o magistrado afirmou que a exceção foi permitida diante da dificuldade para o município encontrar médicos para atenderem os programas básicos de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ele ainda ressaltou a importância de assegurar o “direito à saúde”.

O CRM se posicionou contrário à decisão, e chegou a recorrer, mas o pedido foi negado.

Fonte: G1