Correio dos Campos

Idosa caminha 5 km para receber vacina contra Covid-19, mas fica sem dose após prefeitura mudar cronograma

Idosa de 80 anos receberia segunda dose da vacina, em Ponta Grossa, mas prefeitura mudou data na noite do dia anterior. Pessoas entre 69 e 74 anos também foram pegas de surpresa com local de vacinação fechado na manhã desta segunda-feira (29). Prefeitura disse que local precisou passar por higienização.
29 de março de 2021 às 18:33
Dona Eloir andou cinco quilômetros para receber vacina contra Covid-19, mas ficou sem dose depois de prefeitura mudar cronograma. (Foto: Reprodução/RPC)

Uma idosa de 80 anos caminhou cinco quilômetros para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, mas acabou sem ser imunizada depois de a prefeitura mudar o cronograma um dia antes, às 18h15 de domingo (28).

Segundo testemunhas que buscaram a Estação Arte, um dos locais de vacinação, a prefeitura não entrou em contato para avisar as pessoas da decisão. Um aviso foi publicado no site da prefeitura.

“Eu vou esperar aqui, porque demora muito, eu saí a pé cedo e agora voltar. Dá uns cinco quilômetros”, falou dona Eloir.

Na cidade, o transporte público está suspenso por decreto municipal desde 18 de março.

Procurada, a prefeitura afirmou que adiou a aplicação do reforço para pessoas acima dos 80 anos para os dias 30 e 31 de março. Além disso, informou que os idosos precisam fazer agendamento para receber a segunda dose.

Sistema com agendamento errado

Quem também foi surpreendido pela mudança de cronograma da prefeitura foram os idosos entre 69 e 74 anos que fizeram agendamento para receber a primeira dose da vacina na Estação Arte.

Conforme o site para cadastrado lançado pela prefeitura, a pessoa pode apenas escolher o local onde irá receber a dose, mas o horário é gerado pelo próprio sistema.

Desta forma, idosos que tiveram o horário da manhã agendado para esta segunda-feira chegaram à Estação Arte e encontraram o local fechado.

Na porta, um aviso de que o ponto de vacinação funcionaria apenas a partir das 13h.

“É um descanso com a população, porque além de morar longe, são idosos e estão colocando a vida em risco para vir até aqui. Não chegou nenhum aviso, e eu entrei em contato com a Fundação Municipal de Saúde e não atenderam em nenhum ramal”, lamentou a sobrinha de uma idosa que ficou esperando no local.

Os horários foram remarcados para a parte da tarde, na Estação Arte.

Segundo a prefeitura, foi necessário suspender a imunização pela manhã pois o local passou por higienização depois do mutirão de vacinação realizado no fim de semana.

Fonte: G1