Correio dos Campos

CACICPAR entrega Manual de Boas Práticas sobre o Covid

Compilado de informações foi entregue à prefeitura de PG e deve ser repassado para outras autoridades
23 de março de 2021 às 11:02
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Centro do Paraná (CACICPAR) entregou na semana passada à prefeitura de Ponta Grossa um compilado de documentos, dados e orientações a respeito da pandemia, intitulado ‘Manual de Boas Práticas sobre o Covid’, cujo objetivo é auxiliar na orientação a governos e estabelecimentos como agir para evitar a propagação do coronavírus nos municípios. O mesmo documento deverá ser entregue a outras 16 prefeituras da região nos próximos dias.

A entidade defende a manutenção da abertura dos estabelecimentos comerciais, desde que se tomem uma série de medidas de prevenção, e aponta dados a respeito da importância do comércio para a economia do Estado e da região. “O objetivo é colaborar com o poder público, empresas e comunidade em geral no combate à disseminação do coronavírus, através de estudos atualizados e de comprovada eficácia”, explica Lino Lopes, presidente da CACICPAR. “Temos a expectativa de que o poder público, através das prefeituras, possa usar esse manual como orientação de boas práticas nas empresas, transporte público, e a população em geral. Dessa forma, evitando mais contaminações, danos à saúde pública, e lockdowns nas empresas”, complementa.

De acordo com Rodrigo Morais da Silva, Secretário da CACICPAR e que atuou na elaboração do Manual, o propósito da ação é sobretudo evitar a maior contaminação, concomitante à manutenção de estabelecimentos comerciais abertos. “A posição apresentada pela CACICPAR foi de contribuir com alternativas na diminuição do ritmo das coisas, aceitando ainda mais restrições, mas não parando as atividades comerciais totalmente. Quando o estabelecimento está aberto, se recebe uma conta, se comercializa algo, a vida vai seguindo e a crise econômica vai ficando em segundo plano. Quando tudo se fecha, é a morte. A ideia geral, é que os estabelecimentos façam adaptações em seus ambientes, a fim de diminuir ao extremo os perigos de contaminação”, explica o dirigente da CACICPAR.

Entre as adaptações mencionadas por Rodrigo Morais estão iniciativas como disponibilização e utilização de água e sabão, álcool em gel, uso de máscaras, sair de casa somente quando muito necessário; se estiver com suspeita de contaminação, ficar em casa; profilaxia pessoal e de familiares; distanciamento entre pessoas; fitas de demarcação; além de outras possibilidades.

O propósito da CACICPAR, com o apoio de 17 associações comerciais, é alertar as autoridades sobre os riscos que o comércio sofre diante de fechamentos, além de demonstrar a dificuldade que o setor vem encarando há mais de um ano. “A CACICPAR entendeu que temos que mostrar alternativas. Demonstrar aos governantes e à toda comunidade que existe sim, uma pandemia feroz em relação a saúde, mas que também existe uma pandemia grave em relação à economia, e que ações equilibradas podem conter as duas. Então, com esse objetivo a CACICPAR levantou dados, foi buscar estudos e ações eficazes de combate à aceleração do vírus que não prejudicassem a economia, muito menos a necessidade de um fechamento de estabelecimentos”, explica Gilmar Denck, executivo da CACICPAR.

Além de entregar às prefeituras, a CACICPAR também pretende levar o Manual de Boas Práticas até o Ministério Público, como fez em outro momento da pandemia. “Já fizemos esse manual no primeiro lockdown seletivo, um ano atrás. E tivemos um excelente resultado de entendimento por parte das autoridades públicas que o problema de contaminação não estava nas empresas. A atualização desse material se mostra muito importante nesse momento difícil para todos. Acreditamos que como entidade estamos novamente contribuindo com empresas, poder público e sociedade. Acreditamos que o momento tem que ser de união, e entendimento, para superarmos a crise sanitária e econômica na pandemia”, finaliza Lino Lopes.