Correio dos Campos

Prefeitura promove desinfecção frequente em toda cidade

Equipes de desinfecção e caminhão de incêndio do Aeroporto são utilizados em operações de sanitização para enfrentamento ao novo coronavírus
19 de março de 2021 às 18:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os trabalhos de desinfecção dos prédios e espaços públicos continuam frequentes em Ponta Grossa. Com rotinas diárias, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fiscaliza e acompanha as ações de higienização realizadas pela Ponta Grossa Ambiental (PGA). Além disso, o caminhão de incêndio do Aeroporto Sant’Ana também está sendo usado em grandes operações de sanitização. As medidas visam o enfrentamento à Covid-19, priorizando os ambientes que cotidianamente possuem mais aglomerações de pessoas.

A prefeita Elizabeth Schmidt aponta que pela diminuição do trânsito de pessoas nas ruas, a medida reduz a quantidade do vírus circulando nos principais pontos da cidade. “Travamos uma guerra contra a Covid-19 e temos que usar todas as armas necessárias para limpar nossa cidade desse mal. Enquanto a situação estiver complicada, faremos com frequência ações dessa natureza”, disse Elizabeth.

As ações tiveram início em março do ano passado e ocorrem de segunda à sexta com o uso de quatro mil litros do produto desinfectante por dia. Diversos locais receberam o serviço de desinfecção de ambientes, como Unidades básicas de saúde, supermercados, passeios de logradouros, terminais, casas de repouso, locais com grande concentração de pessoas, como calçadão e praças, hospitais, prédios públicos, terminais de ônibus, entre outros. A desinfecção é realizada em cerca de 25 locais por dia. O trabalho de desinfecção é feito seguindo a Nota Técnica nº22 da ANVISA.

“Este é um importante trabalho no enfrentamento à pandemia, garantindo mais segurança nas áreas públicas com grande movimento e circulação, para proteger aqueles que continuam trabalhando e se expondo ao vírus sempre que saem de casa. Trabalhamos com um cronograma diário, para garantir desinfecção no maior número possível de locais”, explica o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

Com o caminhão do Aeroporto, na noite desta sexta-feira (19), foi realizada uma Operação de Sanitização no combate ao Covid-19, em diversos pontos de Ponta Grossa. Foram cerca de 25 mil litros de água com hipoclorito de sódio 12%, usados na sanitização, que foram pulverizados com o caminhão da seção de incêndio do Aeroporto Sant’Ana, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP). A ação teve início às 18 horas.

Entre os locais que foram sanitizados estão o entorno das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Oficinas, Nova Rússia, Uvaranas, a Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula (UPA), o Calçadão da Coronel Cláudio, Pronto Socorro Municipal, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e principais ruas do centro da cidade.

José Loureiro, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e responsável pelo Aeroporto Sant’Ana, afirmou que todos os esforços serão empregados no enfrentamento da pandemia. Segundo ele, tudo o que for possível, será feito para reduzir a quantidade de casos em Ponta Grossa. “Precisamos salvar vidas e garantir a força da economia da cidade, trabalhando juntamente com as medidas restritivas neste lockdown, para em breve, com cautela e seguindo os protocolos de higiene, possibilitarmos a reabertura do comércio”, finaliza o secretário.