Correio dos Campos

Prefeitura reorganiza atendimentos nas estruturas de Saúde

Com saturação da capacidade de atendimento da UPA Santa Paula, Prefeitura vai ampliar UBS com atendimento exclusivo para casos suspeitos
11 de março de 2021 às 19:39
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa vive um dos momentos mais delicados da pandemia de covid-19 desde o início dos casos no Município. Com saturação na capacidade de atendimento da rede pública e privada de saúde na cidade, autoridades participaram hoje de uma coletiva com a prefeita Elizabeth Schmidt para detalhar o cenário da pandemia em Ponta Grossa. Até o momento, foram registrados mais de 24 mil casos, com cerca de 15 mil recuperados e mais de 400 óbitos. Neste momento, os leitos clínicos e de UTI da rede pública e privada estão ocupados, tanto para casos de covid-19 como para demais urgências e emergências.

“Nosso alerta hoje é para uma situação de colapso assustadora, pois no atual ritmo de contágio e agravamento dos casos, com a escassez de meios para atendimento a essa demanda, teremos dias de grande tristeza e dor, com aumento significativo no número de mortos, em nossa cidade e região. Estamos atuando em três frentes distintas, ao mesmo tempo: imunização, prevenção e atendimento”, detalhou a prefeita.

Com saturação da capacidade de atendimento da UPA Santa Paula, que está fechada para novos pacientes, a Prefeitura vai ampliar as UBS com atendimento exclusivo para casos suspeitos e sintomas gripais. Hoje já são três Unidades de referência para atendimento de casos leves (Luiz Conrado Mansani/Romulo Pazinato/Cyro de Lima), que atendem até as 21h, de segunda a sexta-feira. A partir de segunda-feira (15), estas Unidades atenderão até as 19h, abrindo-se uma quarta unidade na Santa Paula, Egon Roskamp, também das 8h às 19h. Neste momento os pacientes com sintomas respiratórios ou suspeita de covid, devem dirigir-se às Unidades de referência, ou entrar em contato com o Call Center, das 8h às 17h, no 3220-1019, com atendimentos em telemedicina. Os demais casos devem procurar suas UBS de referência.

“O momento é bastante delicado, pois a rede de saúde está saturada não só para casos de covid-19, mas qualquer outro tipo de urgência e emergência. Temos que ter em mente que apenas decretos não solucionam as problemáticas, o que precisamos é da conscientização de todos para atender ao que está sendo constantemente alertado. Com o fechamento da UPA Santa Paula, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está direcionando os pacientes para as Unidades de Saúde com atendimento exclusivo para pessoas suspeitas ou confirmadas de COVID”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Dessa forma, o atendimento de casos suspeitos e confirmados está sendo feito nas UBS exclusivas; a UPA Santa Paula não está recebendo novos pacientes; o Hospital Municipal está concentrando demais casos clínicos e de traumas. A vacinação também vem sendo ampliada conforme a disponibilização de doses pelo Governo do Estado, somando já mais de 18 mil doses aplicadas na cidade.