Correio dos Campos

Grupo de Trabalho do QualiCis se reúne em Ponta Grossa

29 de janeiro de 2021 às 10:12
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), 3 ª Regional de Saúde e gestores municipais realizaram na tarde desta quinta-feira a primeira reunião do Grupo de Trabalho Consultivo (GTC) do QualiCis, Programa de Incentivo de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Governo do Estado. “Entregamos a documentação para a inserção da Regional no Qualicis e agora temos que aprovar um Plano de Trabalho”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Para aprovar o Plano de Trabalho, os gestores foram apresentados aos valores do Programa, metas estipuladas de atendimento, linhas de cuidado a serem implantadas, bem como as contrapartidas dos municípios. “Foi uma reunião muito produtiva. Temos que organizar todos os processos para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aprovar a adesão da Regional”, relata a diretora.

Chefe da 3ª Regional, Robson Xavier, destacou que o próximo passo é dos municípios, que devem avaliar as linhas de cuidado prioritárias que devem aderir, já que aqueles com população acima de 125 mil habitantes devem aderir ao menos três linhas, entre gestantes, infantil, idoso, saúde mental, diabetes e hipertensão. Além disso o chefe da Regional deve ainda levar as dúvidas surgidas no encontro ao Núcleo de Descentralização do SUS (NDS), departamento da Sesa responsável pelo QualiCis. “O programa foi feito para todos os municípios do Paraná. Há questões locais que precisam ser repassadas”, avalia.

Conforme a presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), e secretária municipal de saúde de Castro Maria Lídia, o momento é de discussão entre envolvidos no processo de planejamento do Qualicis. “O programa trará benefícios para a população dos municípios da nossa região. Estado e municípios, através do consórcio, buscam construir modelo de atenção de acordo com as demandas e vazios assistências na saúde”, esclarece.

O GTC foi criado pelo CimSaúde pela resolução 01/2021 e conta com 12 integrantes para negociar e construir consenso quanto aos aspectos operacionais da efetivação dos atendimentos multiprofissionais especializados na região. “Além de implementar o QualiCis, este grupo fará integração da Atenção Primária da Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada para integração, e organizar o atendimento multiprofissional especializado focado no ganho de escala e de qualidade, e discutir o sistema logístico”, adianta Pâmella, destacando que foram três integrantes escolhidos por cada instituição, Consórcio, Regional e Cresems. A próxima reunião do GTC deve ocorrer na terça-feira, dia 2 de fevereiro para novos encaminhamentos.