Correio dos Campos

Na Educação, Professora Esméria realiza transição para Simone Neves

Atual secretária de Educação, Esméria Saveli transmitiu todas as informações da pasta para Simone Neves, indicada pela prefeita eleita Elizabeth Schmidt
23 de dezembro de 2020 às 10:03
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – De Professora para Professora. Assim foi realizada a transição entre a atual e a futura secretária municipal de Educação em Ponta Grossa. Esméria Saveli, após oito anos à frente da pasta durante o Governo Marcelo Rangel (2013-2020), repassou junto a Simone Pereira Neves o cargo de secretária, de maneira simbólica, perante funcionários da SME, nesta semana.

Simone Neves participou diretamente de toda a evolução da Educação nos últimos anos, atualmente exercendo o cargo de Supervisora de Gestão Pedagógica e de Ensino da SME. Indicada pela prefeita eleita Elizabeth Schmidt para ser a próxima secretária, ela comemora o fato de que a prefeita irá manter o que está dando certo na área da Educação. “É comum no Brasil e seria uma pena se acontecesse com a Educação em Ponta Grossa, o que chamamos de operação desmonte. Quando há mudança de governo, são esquecidas as políticas públicas que foram construídas e que deram certo. Eu estava junto e fiz parte dessa história bonita que estamos construindo ao longo dos últimos anos”, disse Simone. “Vamos continuar construindo essa Educação pública, contando com o apoio de todos os profissionais, com mais ideias para melhorar ainda mais”, afirma.

A secretária Esméria, em sua despedida junto aos funcionários, agradeceu pela oportunidade que teve em poder implementar projetos grandiosos como a Escola em Tempo Integral, melhorar a formação dos professores, garantir alimentação de qualidade aos alunos, realizar os congressos de Educação e as Feiras do Livro, e também por enfrentar a pandemia com o Programa Vem Aprender, exibido pela TV Educativa com produção e criação integral dos professores da Rede, descobrindo novos talentos. Em sua gestão foram construídas 27 novos CMEIs e Escolas, 69 foram ampliadas e mais 15 seguem em obras.

“Tudo o que fizemos foi criação nossa. Os documentos oficiais, o currículo. Não foi uma empresa contratada para fazer. Tudo o que foi feito até hoje foi trabalho nosso”, observa Esméria, que comemora o fato de que o trabalho da rede municipal continuará avançando. “Primeiro com a vitória da Professora Elizabeth, e agora com a escolha da professora Simone Neves, sabemos que a coluna vertebral do projeto da Educação de Ponta Grossa, que é extremamente reconhecido e bem avaliado, vai continuar. Evidente que ela dará o seu tom, somos pessoas diferentes. Cada uma trabalha de acordo com a sua experiência, com a sua própria cabeça, conforme o que pensa, e poderemos continuar avançando, fazendo uma Escola Pública de qualidade para todos”, afirma Esméria.

Educação finaliza ano letivo remoto nesta quarta-feira

O ano letivo remoto da rede municipal de Educação de Ponta Grossa, com aulas transmitidas diariamente por meio da TV Educativa e redes sociais, exibe os últimos programas de 2020 nesta quarta-feira (23), pelo Canal 58.1. O Programa Vem Aprender, levado ao ar desde o dia 20 de abril, substituiu integralmente as aulas presenciais durante a pandemia.

Com a participação direta de mais de 200 professores ao longo do período para o planejamento, adequação e gravação das aulas pela TV, somado ao trabalho de todos os demais professores diretamente nas escolas, com a produção, entrega, correção, acompanhamento e avaliação das atividades dos estudantes, as aulas não foram paralisadas ao longo de 2020. Desta forma, o ano letivo está sendo concluído com sucesso, segundo avaliação da Secretaria Municipal de Educação.

Foram levados ao ar 178 dias de aula para todas as séries, com a gravação de quase 2 mil aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Formação Humana/Ensino Religioso, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Educação Física, Arte, Contação de Histórias, Musicalização e Educação Infantil.