Correio dos Campos

Prefeitura abre credenciamento de produtores rurais para fornecimento de alimentos

Os hortifrútis serão adquiridos para a edição de 2021 do programa
8 de dezembro de 2020 às 17:44
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa informa que, a partir de quarta-feira (9), as associações, cooperativas e produtores rurais individuais poderão se credenciar para o fornecimento de alimentos ao programa Feira Verde de 2021. O prazo para o credenciamento é até 29 de dezembro.

O credenciamento permite que os produtores, associações e cooperativas apresentem propostas para o fornecimento dos hortifrútis ao longo do próximo ano. Nesse caso, são os próprios agricultores que estipulam as quantidades e as variedades dos alimentos que poderão entregar para o abastecimento do programa. Para participar, é necessário ter a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Cadastro Municipal de Agricultura Familiar.

As propostas para o credenciamento devem ser inseridas em um envelope fechado e entregue também na SMAPA, localizada no 4ª andar da Prefeitura. No início de janeiro, todos os documentos serão abertos e avaliados pela Secretaria para que comece o trâmite das compras e a viabilização do início do Feira Verde na última semana de fevereiro.

Essa nova modalidade de compra é uma das novidades do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA). Com o novo formato, cada unidade familiar poderá receber R$ 20 mil por ano ao firmar contrato com a Prefeitura para o fornecimento dos alimentos. O valor investido pela Prefeitura será de até R$ 2,7 milhões para a aquisição dos hortifrútis.

“A partir de agora serão os próprios agricultores que farão propostas dos produtos vendidos para o Município. Com uma demanda preestabelecida, a intenção é que os agricultores possam se planejar para entregar os produtos, de acordo com o que será acordado, e também reduzir perdas nas produções. Antes, os produtores não tinham essa autonomia para apresentar propostas. Agora, serão eles quem dirão quais produtos poderão fornecer, assim como a quantidade ao longo do ano”, destaca o secretário da SMAPA, Bruno Costa.

A entrega dos envelopes para o cadastramento pode ser feita das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. A SMAPA localiza-se no 4º andar da Prefeitura e o telefone para agendamento é o 3220-1000, ramal 1469. Os documentos necessários para o cadastro e demais informações podem ser consultados no edital de chamada pública. A Prefeitura ressalta que também realiza a inscrição dos produtores ao Cadastro Municipal de Agricultura Familiar para os agricultores estarem aptos a participar do PAA em 2021.