Correio dos Campos

Paciente recebe alta da UTI após 369 dias internado, em Ponta Grossa

Noé Custódio do Amaral, de 64 anos, estava internado por causa de um distúrbio neurológico raro. Paciente acompanhou as mudanças no mundo, causadas pela pandemia, pela televisão.
25 de novembro de 2020 às 14:46
Noé recebeu festa de aniversário enquanto estava internado. (Foto: Aline Jasper/UEPG e Arquivo pessoal)

Um paciente do Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, recebeu alta após 369 dias internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na terça-feira (24).

Noé Custódio do Amaral, de 64 anos, estava internado por causa de um distúrbio neurológico raro que provoca inflamações em nervos do corpo.

Pouco mais de um ano internado, o paciente viu pela televisão o mundo mudar com a pandemia do novo coronavírus e viveu datas importantes, como o próprio aniversário, em setembro.

“A gente providenciou uma festa de aniversário para ele, foi liberada a presença da filha, para que ele passasse esse dia mais alegre, marcado pela comemoração mesmo, por estar lutando pela vida”, afirmou Inês Chuy Lopes, coordenadora de Serviço Social do hospital.

Para que Noé pudesse ir para casa, em Imbituva, na região central do Paraná, o paciente recebeu um aparelho de ventilação pulmonar, cedido pela rede pública de saúde.

A família foi treinada para operar o equipamento e também recebeu informações sobre os cuidados com o tratamento fora do hospital.

Durante a saída do hospital, profissionais da saúde aplaudiram e prepararam uma homenagem para Noé. O momento foi registrado em vídeo.

“A sensação é de dever cumprido, conseguimos que tivesse sucesso todo o tratamento dele. A gente deseja que ele tenha muita saúde e que a família tenha muita alegria perto dele”, disse Inês.

Fonte: G1