Correio dos Campos

Parceria com iniciativa privada possibilita UEPG multiplicar mudas de lúpulo em larga escala

6 de novembro de 2020 às 11:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Para driblar as dificuldades financeiras e falta de investimento em pesquisas a área de Floricultura e Biologia Vegetal do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa encontrou na iniciativa privada uma parceria para seus projetos.

Foi assim, com o apoio do Viveiro Porto Amazonas (VPA) que o laboratório da UEPG está realizando a micro propagação de plantas frutíferas e ornamentais que posteriormente são desenvolvidas no viveiro.

Uma das plantas que vem se destacando nesse processo é o lúpulo, uma cultura que ainda está se iniciando no Brasil e pode atender tanto a indústria cervejeira quanto ao mercado de plantas ornamentais.

“Há três meses iniciamos o trabalho de pesquisa e multiplicação das plantas em larga escala. O resultado tem sido muito satisfatório. Depois que fazemos as plantas aqui elas vão para o VPA que funciona como um berçário para o desenvolvimento delas”, explica o professor do curso de Agronomia, Ricardo Ayub.

Além do lúpulo, o mirtilo e a clívia miniata são outras plantas que estão passando pelo mesmo processo de multiplicação de mudas no laboratório.

“Importante fazermos parceria com instituições sérias como a UEPG. Espero que outras empresas da iniciativa privada possam fazer o mesmo”, diz o empresário Leonel Anderman, proprietário do VPA.