Correio dos Campos

Delegado de PG conversa com alunos da UniSecal sobre a carreira policial

Bate-papo durou pouco mais de 2h e lotou a sala virtual do evento; durante a fala o delegado explicou, em vários tópicos, o dia a dia da profissão
24 de setembro de 2020 às 15:06
(Foto: Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Os alunos da UniSecal recebem um ensino que une a teoria com a prática, possibilitando a formação de profissionais de sucesso. Dessa forma, os acadêmicos conversaram na última quarta-feira, 23 de setembro, com o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa Nagib Nassif Palma. O bate-papo aconteceu via plataforma digital Google Meet e possibilitou que os estudantes entendessem como funciona a ‘Carreira de Delegado da Polícia Civil’. A presença de Nagib foi intermediada pela aluna do curso de Direito da Instituição Adriane de Cássia Jachinski.

Com a organização dos professores da graduação em Direito da UniSecal Esp. Cleverson Costa e Esp. Guilherme Degraf, a conversa durou pouco mais de 2h e lotou a sala virtual do evento. Os participantes da atividade receberão um certificado, emitido pelo Centro Universitário, no total de 2h.

Troca de conhecimento

Nagib Nassif Palma é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua há 17 anos na carreira policial no Estado do Paraná. Hoje, realiza serviços para cerca de 800 mil pessoas (município de Ponta Grossa e região) e, segundo o delegado, escolheu a profissão por conta da vontade de querer fazer justiça, além da paixão pelo o que faz.

No decorrer da conversa com os alunos da UniSecal, Nagib explicou que escolheu atuar no Paraná e falou sobre vários tópicos. Entre eles se destacam: como é a profissão de delegado da polícia civil; o histórico da polícia e como ela se formou; estrutura do trabalho; dificuldades da profissão; táticas utilizadas para o combate ao crime no município ponta-grossense; e da importância de realizar boletins de ocorrência, assunto este enfatizado tanto por Nagib como pelos professores da UniSecal.

Além disso, o delegado comentou como é exercer a profissão durante a pandemia que estamos vivendo do novo coronavírus, quais adaptações e mudanças precisaram acontecer e como o atual momento tem afetado a saúde mental dos agentes. Ao final da conversa, os acadêmicos puderam fazer perguntas para o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Aprendizado

A UniSecal tem realizado várias palestras, conversas e debates sobre diversos temas, possibilitando que os estudantes tenham contato direto com profissionais reconhecidos no mercado de trabalho. Recentemente a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura de Ponta Grossa, Ma. Tônia Mansani, falou sobre ‘Políticas Públicas voltadas ao Empreendedorismo’.

Além de Tônia os alunos também tiveram, recentemente, um debate sobre ‘Eleições e o combate à desinformação’ com o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná, Me. Leandro Souza Rosa, e com a Juíza Suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) entre dezembro de 2010 a dezembro de 2012, Ma. Andrea Sabbaga de Melo.