Correio dos Campos

Equipamento do Laboratório Municipal passa a realizar novo método de testagem para o coronavírus

Com o aparelho, 150 exames por dia poderão ser realizados
19 de agosto de 2020 às 17:39
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A partir desta quarta-feira (19), Ponta Grossa passa a contar com um novo método de testagem para o coronavírus através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adaptou um equipamento que já realiza exames imunológicos a fim de utilizá-lo também para as demandas referentes aos exames da Covid-19.

Com a disponibilidade do aparelho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) coletarão amostras de sangue dos pacientes e as enviarão ao Laboratório Municipal Alfredo Berger. No laboratório, um teste in-vitro do tipo imunoensaio Elecsys será realizado através do analisador Coba E 801, que detecta a presença de anticorpos contra a Covid-19.

O Cobas é um equipamento de eletroquimioluminescência que já estava disponível no Laboratório Municipal para a obtenção de exames de sangue para a tiroide (TSH e T3), câncer de próstata (PSA), hepatites, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e toxoplasmose. Com o cenário atual de pandemia da Covid-19, uma adaptação do equipamento foi feita para poder realizar também os testes sorológicos para a detecção dos anticorpos contra o vírus.

“O objetivo da Fundação Municipal de Saúde é trazer tranquilidade para a população em relação às testagens no município. Essa metodologia do teste sorológico possui uma sensibilidade de 95% para a detecção de anticorpos contra o vírus, um número maior do que a dos testes rápidos convencionais que também são realizados, por isso optamos pela aquisição desse tipo de testagem”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Para realizar o teste sorológico, é necessário que o paciente apresente os sintomas da doença e atenda aos critérios clínicos para a realização do exame, de acordo com o que é estipulado pelo Ministério da Saúde. A FMS ressalta que a Equipe de Saúde da Família entrará em contato por telefone com a população que será testada, conforme a lista de monitoramento. Por isso não há a necessidade de procurar as UBS por livre demanda para fazer o exame.

A novidade trazida com a adaptação do aparelho possibilita a realização de 150 testes para o coronavírus por dia e 300 testes sorológicos por hora para todos os demais exames. Os resultados saem em até 24 horas de forma on-line, através da disponibilização de senha aos pacientes submetidos às testagens.

BOX: No Laboratório Municipal são realizados exames de análises clínicas de todas as unidades, tipo glicose, creatinina, hemograma, HIV, PCR para tuberculose, além de quantificação de linfócitos CD4 e CD8 para monitoramento de pacientes soropositivos.