Correio dos Campos

‘Asfaltruck’: Caminhão adaptado concentra toda estrutura necessária para a manutenção das ruas de PG

Veículo foi adequado com recursos e mão-de-obra próprias, sem gerar custos para o Município. O trabalho que antes era realizado com até quatro equipamentos, agora poderá ser feito com apenas um
11 de agosto de 2020 às 14:21
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), iniciou na última semana os testes do ‘Asfaltruck’, caminhão adaptado que diminui a estrutura necessária para a manutenção das ruas do município. O veículo foi adquirido em 2011 para a execução de Produção de Massa Pré-Misturada a Frio (PMF), e após um trabalho realizado em conjunto com técnicos e engenheiros sobre a viabilidade da transformação, foi adaptado para utilizar o material Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ) modificado.

De acordo com o secretário de SMSP, Eduardo Marques, as adaptações necessárias no ‘Asfaltruck’ foram realizadas com recursos próprios e mão-de-obra já disponíveis. As adequações não descaracterizam o caminhão e o equipamento do seu estado original. “A decisão de adotar esse equipamento modificado está embasada em estudos técnicos, qualidade e economicidade, tendo em vista que esse caminhão executará os serviços com menos mão-de-obra e veículos, provando a viabilidade técnica e econômica dessa proposta”, explicou.

Com o caminhão remodelado, todos os equipamentos necessários para o trabalho de manutenção das vias e para as operações tapa-buraco estão disponíveis em um só lugar. O ‘Asfaltruck’ está equipado com compartimentos para o reservatório de massa asfáltica e para o material de pintura; rolo compactador manual, para a massa ser colocada em cima e evitar deterioração; máquina de corte; e uma saída do asfalto em uma bica para finalização do trabalho. O veículo está adaptado ainda com outros dois espaços, um onde é comportado as pedras graduadas, utilizadas em erosões mais profundas, e um local menor, onde são depositados os resíduos gerados durante o serviço e quem são levados para a destinação correta.

A partir dos testes iniciais, a equipe da SMSP identificou que ao utilizar o ‘Asfaltruck’ na manutenção de vias foi necessário apenas o próprio caminhão e quatro colaboradores, em um trabalho onde normalmente era realizado por uma equipe de ao menos 12 pessoas e quatro veículos/equipamentos.

O ‘Asfaltruck’ está em fase de testes, com novos trabalhos previstos ainda para esta semana. Após as análises, adaptações e padronização dos trabalhos, o equipamento estará disponível para o cronograma do diário de obras da Secretaria de Serviços Públicos na execução da operação tapa-buraco e manutenção das vias.