Correio dos Campos

Prograd retoma processo de matrícula

30 de julho de 2020 às 14:56
(Foto: Luciane Navarro)

UEPG – A Pró-Reitoria de Graduação através da Diretoria Acadêmica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retomou, no início da semana, as ações no Processo de Matrícula 2020 para os(as) calouros(as) que prestaram Vestibular ou PSS III em 2019.

O processo visa preencher as vagas de graduação presenciais a partir da lista de alunos Classificados em Lista de Espera da Primeira Chamada que enviaram e tiveram sua documentação analisada e deferida dentro dos prazos propostos no Manual de Matrícula. Como resultado dessa retomada, foram matriculados 15 novos(as) acadêmicos(as) na graduação da UEPG.

Segundo o diretor acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação, Anderson Santos Costa, é importante que os(as) candidatos(as) classificados(as) acompanhem as atualizações através da página oficial da Instituição. “Eles devem acessar a guia Ingressar na UEPG, clicando na sequência em Graduação e Área do Candidato. Pais, amigos e demais interessados podem acompanhar todo o processo através da Área Pública, disponível no mesmo site”, explica.

“Cada uma destas vagas representa num futuro próximo, mais um profissional de qualidade formado para contribuir com nossa sociedade”, afirma Anderson. “Caso o candidato não possa cursar a graduação, solicitamos que atualize sua opção na Área do(a) Candidato(a), optando pela Desistência da vaga para que ela seja destinada e aproveitada por outro(a) candidato(a), pois é importante lembrar que cada vaga em curso de graduação possui um custo público correspondente. Por isso, a empatia e a colaboração de todos(as) neste processo é muito importante para que mais pessoas usufruam das vagas ofertadas pela Universidade”, reitera.

Segundo o Pró-reitor de Graduação, Carlos Willians Jaques Morais, é importante que a vaga de um curso seja tratada como um bem público mantido pela população. “Precisamos assumir responsabilidade cidadã e atender as demandas da sociedade quando se trata de acesso à educação superior pública. Esse é um movimento que necessita ser compreendido por toda a comunidade acadêmica, a fim de otimizar os recursos disponíveis”, reforça. “Como a Educação é um direito fundamental de todos, não medimos esforços em prol de uma Universidade gratuita, pública e de qualidade”, finaliza.