Correio dos Campos

Ação integrada entre Prefeitura e Governo do Estado garante medicamentos para pacientes com Covid-19 em Ponta Grossa

27 de julho de 2020 às 07:09
(Foto: Reprodução/internet)

IMPRENSA/PONTA GROSSA – No intuito de garantir o tratamento de pacientes com covid-19 na cidade, a Prefeitura de Ponta Grossa realizou a cessão de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares ao Hospital Regional. A medida faz parte das ações de combate ao Coronavírus pelo Município, que tem trabalhado de forma integrada com o Governo do Estado na implementação de medidas de auxílio à população.

“A cooperação entre Município e Governo do Estado no desenvolvimento e aplicação de ações relacionadas ao Coronavírus é essencial neste momento. Por isso, não temos medido esforços para auxiliarmos os afetados pela doença, seja com medidas como a cessão de medicamentos para o Hospital Regional ou a possibilidade de disponibilizarmos leitos para tratamento de pacientes no Hospital Municipal Amadeu Puppi”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

O prefeito também anunciou, na manhã de hoje, o recebimento de um estoque emergencial encaminhado pelo Governo do Estado, o que deve suprir a demanda e garantir o devido atendimento de pacientes com Coronavírus de Ponta Grossa e região pelos próximos dias.

De acordo com o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, além de providenciar um estoque de emergência, o Governo do Estado trabalha na compra de novos estoques e aguarda o repasse de itens fornecidos pelo Governo Federal. “O combate ao coronavírus tem repercutido de forma global na diminuição dos estoques de medicamentos essenciais ao tratamento de pacientes, incluindo a disponibilidade de anestésicos e relaxantes musculares empregados nos casos mais graves da doença, quando há a necessidade de entubação”.

“Há um desabastecimento nacional e a Sesa tem feito todos os esforços na aquisição de tais medicamentos e também aguarda o apoio e envio emergencial por parte do Ministério da Saúde, confirme reunião realizada com o Governador Ratinho, o Secretário Beto Preto e o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Trata-se de uma situação complexa, mas que temos trabalhado de forma intensa e em parceria com a Prefeitura para garantir o atendimento da população”, declara Xavier.