Correio dos Campos

Prefeitura recebe doação de testes rápidos para coronavírus da Unicred

3 de julho de 2020 às 17:21
(Foto: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebeu na tarde desta sexta-feira (3) uma doação da cooperativa Unicred União de testes rápidos para o coronavírus. Os testes foram entregues para a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, e para a secretária da Fundação Municipal de Saúde, Angela Pompeu. As doações fazem parte de uma iniciativa da instituição de entregar R$ 1 milhão em testagens para a Covid-19 aos Municípios que possuem unidades da cooperativa ao redor do país. Ponta Grossa foi beneficiada com 40 testes.

“Neste momento de pandemia, costumo dizer que as dores já não são mais individuais, mas coletivas, porque sofremos juntos com cada pessoa adoecida. Receber a contribuição de empresas e da sociedade é fundamental para que mais pessoas possam ser testadas”, destaca a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt.

As portas de entrada para as pessoas que estejam com sintomas da Covid-19 e que desejam realizar o teste rápido são as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os casos atendidos nas UBS são considerados leves. Em situações em que a equipe médica avalie evolução do quadro da doença, os pacientes são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que além de aplicar o teste rápido, também pode fazer a coleta para o teste RT-PCR, considerado o mais eficiente na detecção da doença.

De acordo com a secretária Angela, a doação recebida pela Unicred será acrescida aos demais testes realizados. “Nós já realizamos o teste rápido nas pessoas sintomáticas da Covid-19 e neste momento tudo o que nos é doado é bem-vindo para conseguirmos enfrentar a pandemia. O envolvimento da sociedade é essencial para somar ao trabalho que estamos realizando”, ressalta.

Conforme a gerente da Unicred, unidade de Ponta Grossa, Soeli Rutana da Luz, o intuito da cooperativa com as doações é pensar na coletividade e fazer jus ao significado do termo ‘cooperativismo’.

“Julgamos importante ajudar as pessoas neste momento de pandemia e contribuir com aquilo que podemos oferecer. Como cooperativa, é preciso pensar no nosso cooperado. Por isso que também investimos em revestir nossas portas e equipamentos com películas que protegem contra vírus e bactérias. No caso dos testes rápidos, doamos para a Fundação de Saúde pois entendemos que é o órgão quem sabe das principais necessidades do Município atualmente”, completa Soeli.

A presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Danielle Schlumberger, também esteve presente na entrega dos testes rápidos à FMS.