Correio dos Campos

Prefeitura termina revitalização da praça Floriano Peixoto

2 de julho de 2020 às 09:07
(Foto: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), finalizou nesta semana a revitalização da praça Marechal Floriano Peixoto, onde está localizada a Catedral de Sant’Ana.

A revitalização envolveu a instalação de dois decks de madeira, 20 novos bancos, plantio de flores e grama, lavagem das calçadas e dos monumentos existentes no local. O projeto foi elaborado pelo Iplan, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) auxiliou na implantação dos decks e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) ajudou na manutenção da parte paisagística do local. O investimento ficou em torno de R$ 30 mil.

De acordo com o diretor executivo do Iplan, Ciro Ribas, a revitalização da praça já vinha sido discutida antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a situação de pandemia do coronavírus. A ideia era possibilitar que mais pessoas pudessem frequentar o local, seja para lazer ou descanso.

“Para elaborar o projeto, o Iplan levou em consideração a necessidade de tornar o espaço mais frequentável para atividades saudáveis e facilitar o convívio social entre a população. Com o contágio da Covid-19 em Ponta Grossa, esse objetivo terá que ser prorrogado, para evitar a aglomeração de pessoas. Mas, conseguiremos garantir que quando a situação da doença for normalizada, a população já poderá contar com mais um espaço de lazer em boas condições na cidade”, destaca Ciro.

Para a instalação dos 20 novos bancos de madeira com pés de ferro, os antigos foram retirados. Além desses assentos, há também disponíveis mesas e bancos de madeira na área interna de um dos decks instalados, que possui uma dimensão de 9×5 metros.

Necessidade de conservação

A instalação dos 20 bancos novos foi finalizada na primeira quinzena de junho. Desde então, um dos assentos disponíveis para a população já foi alvo de depredação. A SMSP, pasta responsável pela manutenção dos bancos públicos de praças, realizará o reparo com madeiras reutilizáveis e ressalta a importância de que a população colabore com a conservação das novas instalações e realize denúncias, através do sistema 156, ao tomar conhecimento de atos de vandalismo ao patrimônio público.