Correio dos Campos

Rapaz é agredido e denuncia injúria racial

18 de junho de 2020 às 07:16
(Divulgação/Polícia Militar)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Um rapaz, de 26 anos, chamou a Polícia Militar na madrugada de hoje (18) para denunciar uma agressão e o crime de injúria racial. O caso aconteceu na avenida Visconde de Taunay, no Centro de Ponta Grossa.

Segundo informações da PM, o rapaz contou que um outro homem, de 21 anos, o agrediu com uma barra de ferro e fez ofensas a ele com referência a sua raça. Depois disso, a vítima acabou brigando com o agressor e pegou um facão e também agrediu o outro homem, causando um ferimento no braço do rapaz, de 21 anos. Os dois envolvidos na ocorrência não tiveram ferimentos graves e foram encaminhados para a delegacia.

O CRIME – O crime de injúria racial está previsto no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal e ocorre quando o autor ofende a dignidade ou o decoro utilizando elementos de ‘raça’, cor, etnia, religião, condições de pessoas idosas e portadores de deficiência. Neste caso, diferente do racismo, a autor não atinge uma coletividade, e sim a uma determinada pessoa, no caso, a vitima. Já a pena prevista é detenção de um a seis meses ou multa e é possível o pagamento de fiança.